Descrição
O artigo estuda os processos de codificação das representações sociais – públicas e privadas - veiculadas pelas agências do Estado, através da análise histórico-semiótica de um conjunto de imagens pertencentes à coleção Pereira Passos do Museu da República. Tais representações são compreendidas a partir de um duplo referencial: imagens do espaço urbano como palco de exercício do poder e as imagens de memórias, de fatos políticos e de vivência familiares. Assim, procura-se compreender a produção do poder simbólico através da criação de códigos de comportamento e de representação social que servem de guia para seus pares e de medida para o restante da população.
Abstract. This article studies the process of codification of public and private social representations, created by State Agencies, through a historical semiotic approach of a series of photographic images from the Pereira Passos collection, archived at the Museum of the Republic. These representations are understood in two ways: first, as images from the public space, where the symbolic power is staged; second, as memories from daily political and private events. Hence, we try to understand how the symbolic power is produced through the creation of codes of behavior and social representations that are used as examples for the members of the upper class and as patterns for rest of the population.