-
o pragmatismo em lipman e sua influência na américa latina||el pragmatismo en lipman y su influencia en américa latina||pragmatism in matthew lipman and its influence in latin america
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo é uma análise da recepção inicial e posterior adaptação do programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman na América Latina (AL). São tomadas como ponto de partida as suas principais características filosóficas pragmatistas e em seguida mostra-se o modo como o seu trabalho e o seu pensamento influenciaram a AL. Por fim, faz-se um esforço para elaborar possíveis relações futuras entre as idéias de Lipman e o contexto latino-americano. Para aqueles que já estão familiarizados com o trabalho de Lipman, o caminho pragmatista que ele seguiu parece ser facilmente reconhecido. Lipman adapta o conceito de “comunidade de investigação” de Peirce na elaboração de sua abordagem de Filosofia para Crianças; frequentemente, ele se refere ao eixo conceitual da filosofia de John Dewey; e também, recorre ao conceito de “ciência normal” de Thomas S. Kuhn. Com a proposta filosófica de Lipman percebemos a relação estreita entre a filosofia e a educação, o que implica na consideração necessária da abordagem epistemológica, ética e política decorrente. Assim, transportando-se estas idéias para o contexto latino-americano podemos constatar as implicações do programa lipmaniano no tocante à tolerância e ao respeito necessários num mundo marcadamente diverso e plural, desejoso por uma democracia real e verdadeira. De acordo com esta perspectiva, tendemos a um futuro onde todos poderão participar efetivamente das decisões para a melhoria da sociedade, uma vez que serão todos capazes de pensar de modo razoável e justo, hábeis no manejo de idéias e de argumentos, auto-confiantes e disciplinados individual e socialmente, sabendo pensar bem e julgar com responsabilidade intelectual e moral. No caso latino-americano, torna-se necessário o entendimento crítico sobre as experiências que afetam a realidade dessas sociedades Nessa tensão do universal latino-americano versus o particular de cada uma das suas sociedades individuais, manifesta-se a contradição que mostra a riqueza dos problemas que poderão promover o maravilhamento de que nos fala Lipman e, conseqüentemente, as questões filosóficas mais pertinentes.||The present article is an analysis of the initial reception of and later accommodation to Matthew Lipman's Philosophy for Children program in Latin America (LA), beginning with his major philosophical characteristics as a pragmatist, then tracing the way his thought and work influenced LA. Finally, an effort is made to elaborate on possible future relations between Lipman‟s ideas and the LA context. For those who are already familiar with the work of Lipman, the pragmatist path he followed seems to be easily recognized. Lipman adapts Peirce's concept of "community of inquiry" in developing his approach of Philosophy for Children; often he refers to the conceptual axis of the philosophy of John Dewey, and also uses the Th. Kuhn‟s concept of "normal science." In Lipman‟s philosophical proposal we can realize the close relationship between philosophy and education, which implies the necessary consideration of the consequent epistemological, ethical and political approaches between the two. In carrying these ideas into the LA context we note the implications of the Lipmanian program for the development of the tolerance and respect that is necessary in a world markedly diverse and plural, and which longs towards authentic democracy. We seek a future where everyone can participate effectively in decisions for the improvement of society, since everyone will be able to think in a reasonable and fair way, skilled in handling ideas and arguments, self- confident and individual and socially disciplined, knowing how to think well and how to judge with intellectual and moral responsibility. In LA, a critical understanding of the experiences that affect the reality of our various societies is necessary. The tension between a universal LA set of values and each of its individual societies manifests in multiple contradictions and a rich array of problems, which may serve to provoke the sense of wonder that Lipman tells us is at the heart both of childhood and philosophy, and that may lead us to those philosophical issues that are most relevant to our search for social and political transformation.||Este artículo analiza la recepción inicial y posterior adaptación del programa Filosofía para niños de Matthew Lipman en América Latina (AL). Se toman como punto de partida sus principales características filosóficas pragmatistas y se muestra la manera cómo su obra y su pensamiento influyeron en AL. Por último se elaboran posibles relaciones entre las ideas de Lipman y el contexto de AL. Para los ya familiarizados con el trabajo de Lipman, su camino pragmatista parece ser fácil de reconocer. Lipman adapta el concepto de "comunidad de indagación" de Peirce en su enfoque de Filosofía para Niños; a menudo se refiere al eje conceptual de la filosofía de J. Dewey; y también utiliza el concepto de "ciencia normal" de Th. Kuhn. En la propuesta filosófica de Lipman hay una estrecha relación entre filosofía y educación, y es necesario considerar su enfoque epistemológico, ético y político. Al llevar estas ideas al contexto de AL, observamos las implicaciones del programa lipmaniano sobre la tolerancia y el respeto necesarios en un mundo marcadamente diverso y plural, deseoso de una democracia real y verdadera. Según esta perspectiva, se tiende a un futuro donde todos podrán participar efectivamente en las decisiones para mejorar la sociedad, ya que serán capaces de pensar de manera razonable y justa, expertos en el manejo de ideas y argumentos, confiados en sí mismos y disciplinados individual e socialmente, pensando bien y juzgando con responsabilidad intelectual y moral. En AL, es necesario entender críticamente las experiencias que afectan esta realidad. En esta tensión de lo universal de AL frente a lo particular de cada una de sus sociedades, se manifiesta la contradicción que muestra la riqueza de problemas que pueden promover la maravilla de que Lipman nos habla, y en consecuencia, las cuestiones filosóficas más relevantes.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
henning, leoni maria padilha
Data
8 de fevereiro de 2012
Formato
Idioma
Fonte
childhood & philosophy; Vol 1, No 2 (2005): july/dec.; 445-471 | childhood & philosophy; Vol 1, No 2 (2005): july/dec.; 445-471 | childhood & philosophy; Vol 1, No 2 (2005): july/dec.; 445-471 | 1984-5987
Assuntos
Filosofia para crianças; M. Lipman; Pragmatismo; América Latina
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion