Descrição
Este estudo tem por objetivo descrever atividades realizadas com pessoas em situação de rua assistidas por um Centro POP de um município da Região Norte do Estado do Ceará. O projeto de intervenção refere-se à experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem de uma Universidade no Estado do Ceará, vinculados a atividades de estágio curricular no módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão I (PIEPE I), no período de maio a julho de 2016. O projeto consistiu na realização de um conjunto de intervenções, buscando atingir, enquanto público-alvo, a população em situação de rua participante de um Centro Pop. Foram realizados 15 encontros de intervenção com uma média de 10 participantes. Foram utilizadas metodologias ativas e participativas, onde os participantes puderam interagir com os temas e falar ativamente suas opiniões e expressar suas dúvidas. A realização dessas intervenções em um serviço de apoio às pessoas em situação de rua configurou-se como uma importante estratégia da Universidade para dar um retorno à comunidade e contribuir com uma melhor formação profissional. Logo, essas vivências contribuíram na melhor visualização do indivíduo na sua totalidade, dando enfoque não apenas para as mazelas físicas, mas atentando-se prontamente para os aspectos comportamentais, psicológicos e emocionais dos indivíduos.