-
O Professor Coordenador: encontros de trabalho coletivo e a formação continuada.
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse artigo traz como temática a figura do Professor Coordenador considerada central no que diz respeito a formação dos professores em serviço e mediadora das relações entre comunidade escolar, direção e professores. O objetivo estabelecido foi analisar a organização do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo- HTPC e identificar indicativos sobre a formação continuada, tendo como participantes as Professoras Coordenadoras- PC’s das escolas municipais de Rio Claro/SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque interpretativo que utilizou como técnicas para a obtenção dos dados a fonte documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Os resultados foram divididos em dois blocos que permitiram identificar que o HTPC é um espaço organizado pelos PC’s, mas pouco sistematizado enquanto possibilidade e intenção de uma formação continuada, sendo essa última compreendida como algo que acontece no exterior da escola. Esses blocos possuem como reflexos o desenvolvimento do cotidiano das PC’s que é algo nebuloso, apontando para uma rotina intensa de trabalhos emergenciais e sem clareza do que de fato são suas reais funções. Conclui-se que se faz necessário repensar no papel do PC, pois a falta de limites e de compreensão dessa função faz com que a noção da formação continuada seja algo ainda distante.
ISSN
2238-1279
Autor
Thais Helena Jordao Bartiromo Ferri; Universidade Estadual Paulista- UNESP/Rio Claro | Larissa Cerignoni Benites; Universidade Estadual Paulista- UNESP/Rio Claro | Samuel de Souza Neto; Universidade Estadual Paulista- UNESP/Rio Claro | Renata Barrichelo Cunha; Unimep- Universidade Metodista de Piracicaba
Data
31 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 32 (2016); 22-41
Tipo
Avaliado por Pares