-
O PROFESSOR-NARRADOR: AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DOCENTE||THE TEACHER-NARRATOR: AUTHORITY AND RESPONSIBILITY AS A TEACHING STRATEGY
- Voltar
Metadados
Descrição
Ao partir da problematização de dizeres naturalizados no que tange à função-docente, articulados a atuais discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a presente reflexão intenta ensaiar a função professor de teatro pela perspectiva de um professor-narrador: figura que ao narrar o mundo integraria a ele as gerações vindouras. Participa desta discussão os temas da tradição, da autoridade e da responsabilidade no campo educacional, debatidos por Hannah Arendt, a função do narrador, rememorada por Walter Benjamin, assim como as ideias de governo e de atitude crítica, legadas pelo pensador francês Michel Foucault. A armação argumentativa da reflexão, desafiando-se a uma abordagem outra do professor de teatro, dialoga com referências exógenas às práticas teatrais e educacionais: o filme Teorema, do italiano Pier Paolo Pasolini, e a obra literária Fahrenheit 451, do norte-americano Ray Bradbury. Palavras-chaveFunção-Docente. Professor-Narrador. BNCC. Pedagogia do Teatro.||Starting from the problematization of naturalized sayings with respect to the teaching function, articulated to current discussions on the National Common Curricular Base (BNCC), the present reflection intends to rehearse the role of theater teacher from the perspective of a teacher-narrator: a figure that narrating the world would integrate future generations to it. Participating in this discussion are the themes of tradition, authority and responsibility in the educational field, discussed by Hannah Arendt, the role of the narrator, recalled by Walter Benjamin, as well as the ideas of government and critical attitude, bequeathed by the French thinker Michel Foucault. The argumentative framework of reflection, challenging a different approach from the theater teacher, dialogues with exogenous references to theatrical and educational practices: the film Theorem, by the Italian Pier Paolo Pasolini, and the literary work Fahrenheit 451, by the American Ray Bradbury. KeywordsTeaching Function. Teacher-Narrator. BNCC. Theater Pedagogy.
ISSN
1519-275X
Periódico
Autor
Gomes, Sidmar Silveira
Data
31 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/110486 | 10.22456/2236-3254.110486
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Sidmar Silveira Gomes
Fonte
Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 152-162 | Revista Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 152-162 | Revista Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 152-162 | 2236-3254 | 1519-275X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares