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O Público Infantil no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil
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Metadados
Descrição
Esta dissertação pretende analisar a inclusão do público de educação infantil em museus de arte, por meio de propostas educativas que estimulem seu pleno desenvolvimento. Serão consideradas, do já dito grupo, as particularidades, as capacidades de observação, cognição e criação cultural, ocorridas com grande plenitude nesses espaços de educação não formal. Por meio do estudo empírico dos campos concernentes à infância, à educação, à museologia e à arte, aliado ao estudo de caso específico do público de educação infantil no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, esta pesquisa pretende contribuir com reflexões teóricas acerca do papel social dos museus, os quais são vistos como espaços privilegiados para a vivência de momentos de socialização, prazer e estímulo ao olhar sensível pela interpretação dos sistemas simbólicos das obras de arte Naïf. Para a realização deste estudo, fundamentado em uma abordagem qualitativa, foram utilizadas como metodologias para a coleta de dados observação, entrevista e pesquisa documental. Concernente a seleção e a análise dos dados obtidos, utilizou-se a transcrição e a seleção de enunciados. Os resultados apontam que as atividades educativas desenvolvidas para o público infantil repercutem positivamente à sua inclusão enquanto sujeito social e cultural, cuja interação é baseada na participação nas exposições propícias à aquisição de conhecimentos. Por fim, esta pesquisa aspira ser útil ao evidenciar a importância dada aos estudos dos diferentes tipos de audiência dos museus e para contribuir no atendimento ao público infantil, levando em conta suas especificidades.
ISSN
1984-3917
Periódico
Autor
Thamires Bastos Lopes
Data
8 de novembro de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .
Fonte
Museologia e Patrimônio; Vol. 8, No 2 (2015); 198 - 199
Assuntos
Museologia. Museu de Arte. Educação não formal. Público Infantil. Estudo de público.
Tipo
Artigo Avaliado por Pares