-
O que não é de ninguém
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto tangencia questões da fotografia, da imagem em movimento, da pintura e da escultura, e aborda o gesto criador contemporâneo pelo viés da inadequação, do duplo, do encantamento e do risco. Aqui, estes temas se interpenetram e em meio a suas imagens rondam os desejos de impessoalidade e de não-pertencimento.
ISSN
1516-1692
Periódico
Autor
P. de Carvalho, Leonardo Ventapane
Data
22 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/20768 | 10.37235/ae.n36.20768
Idioma
Relação
https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/20768/12535 | /*ref*/ORTIZ, B. Texto do artista em postal de divulgação da 30ª Bienal de São Paulo. | /*ref*/WITTGENSTEIN, L. Trecho de "Tractatus Logico-Philosophicus" in Failure — (Whitechapel, documents of contemporary art) / ed. Lisa Le Feuvre. Londres: White Chapel e The MIT Press , 2010. p.225 | /*ref*/BONDÍA. J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. | /*ref*/DELEUZE, G. Carta-resposta in MARTIN, J-C. La philosophie de Gilles Deleuze. Paris: Petite Bibliothèque Payot, 2005. | /*ref*/SYLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon. Trad. Maria Teresa Resende Costa. 2ª edição, São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 38. | /*ref*/Renata Nassur, pintora. Participou da edição 2018 da exposição NOVÍSSIMOS, da galeria IBEU. Os trabalhos podem ser vistos em @renassur. | /*ref*/GROYS, B. "How to do time with art." in Francis Alÿs: a story of deception. ed. Mark Godfrey, Klaus Peter Biesenbach, e Kerryn Greenberg . New York: MOMA, 2010. pp. 190-192. | /*ref*/Filme. O grande êxtase do entalhador Steiner (1974), de Werner Herzog. | /*ref*/OWENS, C. Photography "en abyme" in October, vol. 5, Photography (The MIT Press, Summer, 1978), pp. 73-88. [online] http://www.jstor.org/stable/778646. | /*ref*/ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. - Biblioteca Luso-brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.p. 343 / versão online em http://stoa.usp.br/carloshgn/files/-1/20292/GrandeSertoVeredasGuimaresRosa.pdf | /*ref*/Este era o título da apresentação de Houdini, na qual era amarrado a correntes e cadeados e submerso em água em um grande tanque de vidro. Sua esposa e assistente de palco, Bess Houdini, estava autorizada a quebrar o tanque depois de 3 minutos, caso Houdini não conseguisse se soltar. Foi se apresentando na Chinese Water Torture Cell que o mágico morreu, em 31 de outubro de 1926. | /*ref*/RODIN, A. L'art; entretiens réunis par Paul Gsell. Paris: Ed. Bernard Grasset, 1911. / versão online em https://archive.org/details/lartentretiensr00rodiuoft | /*ref*/MERLEAU-PONTY, M. Textos Selecionados / seleção Marilena de Souza Chauí; tradução e notas Marilena de Souza Chauí, Pedro de Souza Moraes. – São Paulo: Nova Cultural, 1989. – (Os pensadores). p.69. | /*ref*/Título da exposição de Isabela Roriz, na galeria ALINALICE, Rio de Janeiro, em maio de 2018. | /*ref*/Expressão utilizada pela artista em seu texto de apresentação, por ocasião da mesma exposição. | /*ref*/Artur Ávila, matemático brasileiro, ganhador da medalha Fields, comparável ao Prêmio Nobel em sua área, em 2014. Entrevista concedida ao jornalista Roberto D'Ávila / online http://g1.globo.com/globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/roberto-davila-entrevista-o-premiado-matematico-brasileiro-artur-avila/5556582/ | /*ref*/AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. p.22.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
arte e ensaios; n. 36 (2018): PÚBLICA | Revista artes e ensaios; n. 36 (2018): PÚBLICA | Arte & Ensaios; n. 36 (2018): PÚBLICA | 2448-3338 | 10.37235/ae.n36
Assuntos
Artes Visuais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado pelos pares"