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O que nos ensina Shopenhauer educador?
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Metadados
Descrição
O texto busca contextualizar o pensamento nietzschiano, para, ao tratar da Terceira Consideração intempestiva — Shopenhauer educador, discutir o sentido da educação filosófica no contexto contemporâneo. Nessa Consideração, Nietzsche objetiva definir o papel da filosofia e exaltar o exemplo dos grandes mestres para a educação. O filósofo critica a formação humana que nivele por baixo e vulgarize a cultura e a educação segundo interesses utilitários e práticos estatais, mercadológicos e acadêmicos. Sendo a filosofia um pensar vivo e intempestivo, a educação filosófica não pode ser apenas a transmissão e a apreensão eruditas, como apropriação e repetição não criativa de pensamentos já elaborados por outros, mas vazios de significado para a vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Shopenhauer educador nos faz compreender que, ao se reduzir a cultura, a educação e a filosofia a fins pragmáticos e utilitários, gera-se a décadence.
Palavras-chave: Nietzsche. Modernidade. Educação. Filosofia.
ISSN
2238-1279
Autor
Alberes Siqueira Cavalcanti; Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão
Data
31 de janeiro de 2020
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 47 (2020); 230-241
Tipo
Avaliado por Pares