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O realismo tenso em Aquarius: aspectos utópicos e políticos na narrativa e na imagem fílmica
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Metadados
Descrição
Este ensaio elabora uma crítica sobre o filme Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e lançado em 2016, destacando aspectos de conteúdo e forma que estabelecem, segundo nossa hipótese, características do que aqui vamos chamar de realismo tenso. Tal conceito visa compreender a poética do filme como uma construção narrativa que se aproxima do realismo formal, cujas fontes remontam ao romance literário do século XIX. Ao observar a influência da literatura realista sobre a linguagem do cinema, convém ressaltar que Aquarius apresenta traços do Neorrealismo Italiano e do Cinema Novo, ao mesmo tempo em que se apropria criticamente de estratégias contemporâneas do thriller de suspense na ação dramática e no encadeamento cênico. Por fim, observando a tensão que se estabelece no plano de conteúdo, podemos notar que ela também se expande para o plano de expressão, provocando uma quebra de expectativas que visa problematizar os estereótipos imagéticos e narrativos que povoam o imaginário do espectador contemporâneo. Assim, observando a narrativa fílmica, pretendemos mostrar como ela apresenta aspectos políticos e utópicos inscritos em forma e conteúdo, ao discutir o tema da reificação social no cenário brasileiro atual.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Pereira, Volmir Cardoso
Data
21 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6327 | 10.30612/raido.v11i28.6327
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Raído
Fonte
Raído; v. 11, n. 28 (2017); 196-213 | 1984-4018
Assuntos
Letras, Literatura Comparada | Crítica materialista. Aquarius. Realismo tenso.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion