-
O RECONHECIMENTO DE VOZ COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM AULAS REMOTAS: ESTUDO DE CASO COM O APLICATIVO ELSA SPEAK
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho discute o uso do reconhecimento de voz, através do aplicativo ELSA SPEAK, para a prática da pronúncia da língua inglesa (LI), visando incentivar a aprendizagem autônoma dos alunos. O projeto contou com a participação de dois estudantes do ensino fundamental. Para tanto, analisamos as respostas dos alunos a um questionário que investigou o processo de aprendizagem da pronúncia da LI, por meio desse aplicativo.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Moura, Fábio José de Abreu | Lopes, Diana Vasconcelos
Data
19 de julho de 2021
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/250370/38892 | /*ref*/BASTOS, C. C. Metodologias ativas. 2006. Disponível em: http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologias-ativas.html Acesso em: 27/10/20. | /*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22/08/2020. | /*ref*/CANI, J. B., E. G. C. SANDRINI, G. M. SOARES, e K. SCALZER. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem ‘prioritariamente’ pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, vol. 6, nº 1, junho de 2020. | /*ref*/ELIMAT, A. K.; ABUSEILEEK, A. F. Automatic speech recognition technology as an effective means for teaching pronunciation. JALT CALL Journal, v. 10, n. 1, p. 21-47, 2014. | /*ref*/ELSASPEAK. Todos podem falar inglês. 2020. Disponível em https://elsaspeak.com/br/promo/aff . Acesso em 20/04/2021. | /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. | /*ref*/HANSEN, F. O Impacto das novas tecnologias de informação e comunicação: por uma ressignificação da relação professor/estudante. In: BENEVENUTO JR.; STEFFEN, CÉSAR (orgs.). Tecnologia, pra quê? os impactos dos dispositivos tecnológicos no campo da comunicação. Porto Alegre, Armazém Digital, 2012, p. 117 -133. | /*ref*/HINCKS, R. Using speech recognition to evaluate skills in spoken English. Working papers/Lund University, Department of Linguistics and Phonetics, v. 49, p. 58–61-58–61, 2001. | /*ref*/______. Speech technologies for pronunciation feedback and evaluation. ReCALL, v. 15, n. 1, p. 3-20, 2003. | /*ref*/HONORATO, H. G., MARCELINO, A. C. K. B. "A arte de ensinar e a pandemia COVID-19: a visão dos professores." REDE-Revista Diálogos em Educação ISSN: 2675-5742 1.1 (2020): 208-220. | /*ref*/KIM, I. Automatic speech recognition: Reliability and pedagogical implications for teaching pronunciation. Educational Technology & Society, v. 9, n. 1, p. 322-334, 2006. | /*ref*/SEN, S.; DUTTA, A.; DEY, N. Audio Processing and Speech Recognition: Concepts, Techniques and Research Overviews. Springer, 2019.
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 23, n. 1 (2021) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v23i1
Assuntos
Letras / Linguística | Língua Inglesa; Reconhecimento de Voz; ELSA Speak;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares