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O sagrado na origem da Música e a música como expressão da potência da sacralidade na história do Ocidente (Parte I)
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Metadados
Descrição
O assunto tratado sob este tema será dividido em três artigos, cada um em uma edição da revista ‘Coletânea’. O objetivo é o de sintetizar teses formuladas a partir da observação regular, das reflexões dela resultantes e, por fim, das pesquisas e anotações realizadas nas últimas três décadas sobre a gênese musical acontecendo em ambiente sagrado e, daí, a visceral ligação entre música e religiosidade. Em contraponto a este fato, identifica também que, quando uma tribo, povo ou sociedade entra em processo de secularização, inicia-se o desaparecimento paulatino de sua música, ritmos e dança. O recorte usado para a argumentação de que a visão mística da vida e da realidade configura-se como o ambiente, a conditio sine qua non para o processo da gênese musical, é o do desenvolvimento da música na civilização cristã, a única que criou e estabeleceu um sistema de notação eficiente e capaz de traduzir alturas e intervalos sonoros, o que aconteceu no Império Carolíngio no século IX. A partir do século XIII, com o advento do relógio mecânico e do processo de matematização da música através da crescente influência do Racionalismo aristotélico na Europa, esse desenvolvimento, em particular nas gerações que produziram as chamadas ‘ars antiqua’ e ‘ars nova’ na Escola de Notre-Dame, alcançou um nível ainda mais abstrato, ao somar, à notação dos intervalos sonoros, a de ritmos em suas diferentes e complexas fórmulas. Foi esta tecnologia a responsável pela criação das bases de uma música que se tornaria, após o século XX, dominante em todo o planeta. Este primeiro artigo será dedicado às origens da história musical no Ocidente, de Pitágoras, na Grécia pré-cristã, à Escola de Notre-Dame, entre os séculos XII e XIV, onde foi criada e desenvolvida a polifonia, a notação rítmica e a isorritmia. Ao observarmos com atenção a configuração desta trajetória, salta aos olhos o fato da música sacra vir se revelando, ao longo dos séculos em foco, como um dos mais poderosos instrumentos de construção da identidade cultural da civilização ocidental.
ISSN
1677-7883
Periódico
Autor
Rocha, Ricardo
Data
20 de abril de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Ricardo Rocha
Fonte
Revista Coletânea; v. 14, n. 28 (2015) | 2763-6992 | 1677-7883
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares