Descrição
O Brasil encontra grandes dificuldades em oferecer os serviços de saneamento básico para toda a população, o que reforça as desigualdades sociais. Para que haja a cobrança e atuação cidadã, é necessário que os indivíduos compreendam a complexidade dos serviços concernentes ao saneamento e o meio onde vivem. Nesse sentido, vimos que o saneamento básico pode ser articulado à Educação Ambiental (EA) Crítica, pois este é um processo educativo que prioriza a transformação social como necessidade para a superação da crise ambiental atual. Por isso, nos propomos a desenvolver um Projeto de Extensão na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho (UENP-CJ), levantando dados sobre o saneamento básico e desenvolvimento de ações de EA numa escola pública estadual. Percebermos que as ações favoreceram o fortalecimento da EA Crítica no espaço escolar, possibilitando aos estudantes compreenderem a realidade onde vivem de maneira mais ampla e complexa no que se refere ao saneamento básico, atuando como cidadãos críticos na cobrança por serviços de qualidade que se constituem como direitos da população.