Descrição
Este artigo apresenta dados da minha dissertação de mestrado “O Teatro na Escola: Contribuições do Estudo e da Representação da Tragédia Grega na Formação de Alunos no Ensino Médio,” feita na Universidade Tuiuti do Paraná. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual do Paraná com alunos do ensino médio e integrantes do grupo de teatro amador, atividade artística extracurricular para os estudantes dessa instituição. As categorias e sub-categorias analisadas emergiram ao longo da investigação, que buscou evidenciar a importância do ensino do teatro na escola, mediado pelo estudo e pela representação das obras clássicas, mais especificamente das Tragédias Gregas. Essa proposta pressupôs a articulação da leitura e análisecrítica do texto dramático com a prática cênica. Ao contrário da literatura de consumo, as Tragédias Gregas tratam de conteúdos valiosos para a captação do processo histórico, assim como valores desprestigiados na sociedade contemporânea.PALAVRAS-CHAVE: tragédia grega; dramaturgia; prática cênica