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O trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva
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Metadados
Descrição
O presente artigo tem como objetivo fazer algumas reflexões sobre o trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva, de forma a contribuir no debate sobre os desafios postos à Educação pelas profundas mudanças que caracterizam a cultura escolar contemporânea. Metodologicamente o trabalho foi dividido em duas partes: Primeira: por meio de uma pesquisa Bibliográfica buscou-se apresentar as legislações e os referenciais teóricos que fundamentam o trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva; Segunda: de modo a mapear e apresentar a produção acadêmica sobre o referido tema, realizou-se uma pesquisa do Estado da Arte, por meio da qual buscou-se identificar elementos que contribuem para a compreensão e significação do trabalho do segundo professor. Verificou-se com este estudo que o trabalho do segundo professor tem adotado abordagens distintas para sua atuação, ora como auxílio ao professor regente, assistindo-o, ora como auxílio individual ao aluno com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem, assim como, no auxílio junto ao grupo no contexto de inclusão. Verificou-se também que a literatura apresenta diferentes terminologias para fazer referência ao segundo professor, sendo estas variações muitas vezes relacionadas às denominações e atribuições instituídas pelos documentos que regulam as redes de ensino. Conclui-se com este estudo que a atuação do segundo professor pode representar um avanço no trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão, na medida em que este profissional atua de forma conjunta e compartilhada na regência de turma onde se tenha matriculados educandos público da educação especial.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Especial. Segundo Professor.
ISSN
2238-1279
Autor
Natalia Silveira Lima; Universidade do Contestado | Lísia Regina Ferreira Michels; Universidade Federal da Fronteira Sul
Data
3 de outubro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 45 (2019); 55-76
Tipo
Avaliado por Pares