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O USO DO EDMODO COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA AULA DE LÍNGUA INGLESA
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Metadados
Descrição
Este artigo investiga o processo de introdução de um ambiente virtual deaprendizagem – Edmodo – na disciplina de língua inglesa em uma escola de Ensino Médio. Os resultados indicam que a utilização do Edmodo como AVA pode expandir as possibilidades de aprendizagem a distância, auxiliar no tempo e na customização de aulas presenciais e facilitar a comunicação entre alunos e professora.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Araújo, Thamiris Oliveira de | Morais, Thamiris Martins Santos de
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/247995/36478 | /*ref*/BEHAR, P.; PASSERINO, L.; BERNARDI, M. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 5, n. 2, p. 1-11, dez. 2007. Disponível em: . DAVIS, C. A. Observing, participating. In: Reflexive ethnography: a guide to researching selves & others. London: Routledge, 1999. DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007. FONSECA, S. M.; MATTAR NETO, J. A. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão da literatura. Revista EDaPECI – Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. São Cristóvão (SE), v. 17, n. 2, p. 185-197, mai./ago 2017. FRANCO, C. P. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009. GRUKA, P.; HINKELMAN, J. Blended Technologies in Second Language Classrooms. Basingstoke: Palgrave, Macmillan, 2012. LIMA, S. C. Parcerias digitais e a formação do professor de língua portuguesa: um estudo à luz da teoria de atividade. Tese de Doutorado, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015. MORAIS, T. M. S. Tecnologias digitais no ensino superior: a adoção da modalidade híbrida, da sala de aula invertida e da gamificação sob a perspectiva dos participantes. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018. PERES, R. C. de A. B. Uso da plataforma Moodle em uma disciplina de graduação em Letras: percepções de alunos e professora sobre a modalidade semipresencial. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós- Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013. TAVARES, K. C. A. Entrevista concedida ao Projeto LingNet. Faculdade de Letras, 2009. Disponível em: . TREVELIN, A. T. C.; PEREIRA, M. A. A.; OLIVEIRA NETO, J. D. A Utilização da “Sala de Aula Invertida” em Cursos Superiores de Tecnologia: Comparação entre o Modelo Tradicional e o Modelo Invertido “Flipped Classroom” Adaptado aos Estilos de Aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem. v. 11, n. 12, p. 1-14, out. 2013. VITER, L. N. Interação e engajamento em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós- Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 20, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v20i1
Assuntos
Ambiente virtual de aprendizagem; Modalidade híbrida; Aula de inglês.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares