Descrição
O presente estudo tem como finalidade refletir o processo de inclusão escolar, das crianças e adolescentes com Deficiência, no ensino regular da rede pública estadual de Salvador, assim como a importância das ferramentas digitais educacionais para efetiva inserção desses sujeitos na escola regular. Para tanto, realizamos pesquisas e levantamento bibliográfico sobre o assunto, que visa colaborar para o desenvolvimento de uma eficácia no processo de Inclusão escolar. No ano de 1994, foi um marco para a inclusão escolar, com a publicação da Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas sobre Educação para as necessidades educacionais especiais (UNESCO, 1994). O Brasil, assim como diversos países do mundo, foi impactado por essa nova concepção educacional, haja vista que esse documento trouxe a ideia de que as crianças com necessidades educacionais especiais com deficiência deveriam ser incluídas em escolas de ensino regular, rompendo com um paradigma vigente relacionado à educação dessas crianças nas escolas especiais. Contudo apresentamos avanços e inclusão desses sujeitos na escola regular, sabendo que muito ainda precisa ser feito para o ensino e inclusão dos educandos com deficiência na escola regular de forma eficaz. Ao mesmo tempo, identificarmos a necessidade de uma melhor aplicabilidade da lei 13.145/2015. Conclui-se que a inclusão das pessoas com deficiência na escola regular de ensino é um processo complexo, que envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico, acolhedor, respeitador e inclusivo, além da colaboração e desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que contribuam para o ensino e a construção da cidadania com justiça e dignidade, assegurando a igualdade de diretos adquiridos por lei.