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O uso do tempo em uma população de adultos jovens universitários: um estudo exploratório
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Metadados
Descrição
O tempo é um recurso fundamental, distribuído igualmente entre todos, utilizado de diferentes maneiras. A forma como as pessoas organizam e distribuem seu tempo afeta o bem-estar econômico e social, gerando impactos sobre sua família e comunidade onde vivem. Este estudo objetivou compreender como jovens universitários, de 19 a 24 anos, organizam e utilizam seu tempo. Tratou-se de um estudo exploratório, feito com 19 universitários, 10 do sexo masculino e 9 do sexo feminino, selecionados de forma aleatória entre cursos da área de exatas e humanas de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Foram utilizados três instrumentos de coleta: um Questionário de Caracterização, o WHOQOl-Bref – instrumento para análise da qualidade de vida – e um Diário de Atividades, preenchido em dois dias: quarta-feira e domingo. Os resultados apontaram para atividades semelhantes durante a semana e finais de semana. A amostra despendeu pouco tempo com atividades esportivas e de lazer. Em relação a este último, destacaram-se as atividades de lazer passivo: ouvir música, assistir televisão e navegar na internet. Os dados de qualidade de vida indicaram melhor qualidade na dimensão Relações Sociais e menor índice na dimensão Meio Ambiente. Considera-se preocupante o baixo número de horas dedicadas às atividades físicas e a predominância do lazer passivo, o que afeta a qualidade de vida. Este estudo forneceu também indicações de comportamentos e estilos de vida deste grupo, contribuindo para possíveis intervenções que visem a prevenção de doenças, ressignificação das ocupações e do próprio cotidiano e melhoria na qualidade de vida.
ISSN
2359-232X
Colaboradores
CNPQ | Universidade Federal de São Carlos | Departamento de Terapia Ocupacional
Autor
Lourenço, Mariane Cristina; Universidade Federal de São Carlos | Guillaumon Emmel, Maria Luisa; Universidade Federal de São Carlos
Data
31 de março de 2016
Formato
Idioma
Fonte
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 3, n. 3 (2016): v.3, n.3, abr./jun. (2016) | 2359-232X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion