Descrição
O presente artigo tem como intuito analisar a imigração polonesa para o Brasil, com ênfase nas peças publicitárias presentes na revista Gazeta Polaca no Brasil (1937), enquanto mecanismo de divulgação e de consumo, para o público polonês, de casas comerciais brasileiras. Para tanto, o edifício e o referencial teórico adotados nessa pesquisa concentram-se no entrelaçar entre imigração polonesa, imagens e publicidade, amparando-se em autores renomados sobre tais temáticas, como, por exemplo: Neda Doutsdar, Boris Kossoy, Olga Brites, entre outros. A ferramenta metodológica utilizada para a análise das peças publicitárias é a noção de representação, principalmente, com base nas considerações de Roger Chartier e Bronislaw Baczko. Deste modo, a revista, cuja publicação era direcionada para os imigrantes poloneses que desembarcavam na América Platina, apresentava no seu corpo a divulgação de produtos comerciais que se tornavam fontes de renda para a manutenção do periódico, ao mesmo tempo em que disseminava em suas páginas bens de consumo de casas comerciais para um público numeroso, o imigrante. Pretende-se, pois, analisar como se davam as relações entre consumo e imigrantes, mediadas pelo referido periódico.