-
Observación participante del proceso de ensayo: consideraciones prácticas y dilemas éticos||Participant observation of the rehearsal process: practical considerations and ethical dilemmas||Observação participante do processo de ensaio: considerações práticas e dilemas éticos
- Voltar
Metadados
Descrição
The observation and analysis of rehearsal process as practised at the University of Sydney. Comparison with theatre genetics. Historical account of the development of the Sydney model based on collaboration with professional theatre artists. Goals of the research: enhanced appreciation of the mise-en-scène, insights into the processes of group creativity. Concepts and methodological approaches borrowed from ethnography applied to the study of rehearsal: field and fieldwork, participant observation/direct observation, group sociality, insiders and outsiders, paying attention to the words used, thick description. The article concludes with observations concerning creative agency in rehearsal practice and the nature of group creativity.||La observación y análisis del proceso de ensayo como se practica en la Universidad de Sydney. Comparación con la genética del teatro Relato histórico del desarrollo del modelo de Sydney basado en la colaboración con artistas de teatro profesionales. Objetivos de la investigación: mejorar la apreciación de la puesta en escena, penetraciones en los procesos de creatividad de grupo. Conceptos y enfoques metodológicos tomados de la etnografía aplicada al estudio del ensayo: campo y trabajo de campo, observación participante/observación directa, sociabilidad de grupo, personas de adentro y afuera prestando atención a las palabras utilizadas, descripción detallada. El artículo concluye con observaciones sobre la agencia creativa en la práctica de ensayos y la naturaleza de la creatividad grupal.||Observação e análise do processo de ensaio praticado na Universidade de Sydney. Comparação com a genética do teatro. Relato histórico do desenvolvimento do modelo de Sydney, baseado na colaboração com artistas de teatro profissionais. Objetivos da pesquisa: reforçar a apreciação da mise-en-scène, insights sobre os processos de criatividade do grupo. Conceitos e abordagens metodológicas emprestadas da etnografia e aplicadas ao estudo do ensaio: campo e trabalho de campo, observação participante/não participante, sociabilidade do grupo, insiders e outsiders, prestar atenção às palavras usadas, descrição densa. O artigo conclui com observações relativas à agência criativa na prática de ensaio e a natureza da criatividade do grupo.
ISSN
2238-3999
Periódico
Autor
McAuley, Gay
Data
9 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/146018 | 10.11606/issn.2238-3999.v7i2p10-26
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Aspas
Fonte
Revue aSPAs; Vol. 7 No 2 (2017): Metodologias de pesquisa no acompanhamento de processos cênicos; 10-26 | Revista Aspas; v. 7 n. 2 (2017): Metodologias de pesquisa no acompanhamento de processos cênicos; 10-26 | Revista aSPAs; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Metodologias de pesquisa no acompanhamento de processos cênicos; 10-26 | 2238-3999
Assuntos
Estudos da performance | estudos de ensaio | observação participante | teatro colaborativo | etnografia. | Performance studies | rehearsal studies | participant observation | collaborative theatre | ethnography. | Estudios de rendimiento | estudios de ensayo | observación participante | teatro colaborativo | etnografía.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion