-
OMBELA: A SCENE ANCHORED IN THE AFRICAN IMAGINARY||OMBELA: UNA ESCENA ANCLADA EN EL IMAGINARIO DE ÁFRICA||Ombela: uma cena ancorada no imaginário africano
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudio tuvo como objetivo investigar los procedimientos estéticos y metodológicos que el espectáculo Ombela, del grupo de Pernambuco O Poste Soluções Luminosas, contribuyó a expresar en escena sobre la ancestralidad africana. Considerando que el referido grupo hace estudios acerca de las contribuciones de Mikhail Chekhov y de Eugenio Barba para la realización de un teatro físico, tenemos en cuenta dos autores como referencias teóricas de nuestro trabajo con la finalidad de comprender en qué medida el teatro físico es, en Ombela, un recurso teórico y metodológico eficaz para la construcción de una escena de matriz africana. Como metodología de investigación fueron utilizados apuntes de todas las presentaciones del espectáculo asistido y de entrevistas con los integrantes del grupo.||This paper chiefly aims to scrutinize the aesthetic and methodological procedures that, in the performance Ombela, byO Poste Soluções Luminosas, a group from Pernambuco, Brazil, contributed to convey the black-African ancestry on stage. Considering that the group researches the contributions of Mikhail Chekhov and Eugenio Barba to the realization of a physical theater, we will take the two authors as theoretical references for our research, in order to understand to what extent the physical theater is, in Ombela, an effective theoretical-methodological resource for the construction of a scene of black-African matrix. This research was based on notes written during every watched performance, in addition to interviews with the group.||Este trabalho tem como objetivo central investigar os procedimentos estéticos e metodológicos que, no espetáculo Ombela, do grupo pernambucano O Poste Soluções Luminosas, contribuíram para expressar na cena a ancestralidade africana. Considerando que o grupo em foco pesquisa as contribuições de Mikhail Chekhov e de Eugenio Barba para a realização de um teatro físico, tomaremos os dois autores como referências teóricas de nosso trabalho, a fim de compreender em que medida o teatro físico é, em Ombela, um recurso teórico-metodológico eficaz para a construção de uma cena de matriz africana. A pesquisa contou com anotações feitas a cada apresentação do espetáculo assistida, além de entrevistas com o grupo.
ISSN
2238-3999
Periódico
Autor
Siqueira, Elton Soares
Data
7 de setembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista Aspas
Fonte
Revue aSPAs; Vol. 7 No 1 (2017): O afro-contemporâneo nas artes cênicas: reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial; 126-137 | Revista Aspas; v. 7 n. 1 (2017): O afro-contemporâneo nas artes cênicas: reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial; 126-137 | Revista aSPAs; Vol. 7 Núm. 1 (2017): O afro-contemporâneo nas artes cênicas: reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial; 126-137 | 2238-3999
Assuntos
Teatro | Ancestralidade | África. | Theater | Ancestry | Africa. | Teatro | Ancestralidad | África.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion