-
ON DANCE DRAMATURGY||SOBRE DRAMATURGIA DA DANÇA
- Voltar
Metadados
Descrição
In 1994, Marianne Van Kerkhoven, the Flemish godmother of dance dramaturgy wrote a short, seminal article on the subject – Looking without pencil in the hand – of which the title alone is already a manifesto. This contribution builds further on Van Kerkhoven insights’: how the dramaturge has to stay necessarily invisible in the creative process (s)he is supporting; how in order to capture this invisible role, a lot of metaphors have been created. It continues with looking at the different roles I take up in my own practice: that of somatic witness, dialogue partner and editor. It concludes reasserting the practice of the (dance) dramaturge as a creative practice in which the whole body is involved and in which somatic proximity to the creative process is as important as critical distance. KeywordsDance dramaturgy. Somatic witness. Dialogue partner. Editor.||Em 1994, Marianne Van Kerkhoven, a madrinha flamenga da dramaturgia da dança, escreveu um pequeno artigo seminal sobre o assunto – Looking without pencil in the hand – do qual o título por si só já é um manifesto. Essa contribuição se desenvolve ainda mais nos insights de Van Kerkhoven: como o dramaturgo deve permanecer necessariamente invisível no processo criativo que ele(a) está apoiando; como, de modo a capturar esse papel invisível, muitas metáforas foram criadas. O texto continua com olhares para os diferentes papéis que assumo em minha própria prática: a de testemunha somática, parceiro de diálogo e editor. Ele conclui-se reafirmando a prática do dramaturgo (de dança) como uma prática criativa na qual todo o corpo está envolvido e na qual a proximidade somática do processo criativo é tão importante quanto a distância crítica.Palavras-chaveDramaturgia da dança. Testemunha somática. Parceiro de diálogo. Editor.
ISSN
2236-3254
Periódico
Autor
Cools, Guy
Data
4 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/97634 | 10.22456/2236-3254.97634
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Cena
Fonte
Cena; n. 29 (2019): Dossiê Dramaturgia(s), Dramaturgismo em Tempos Pós-dramáticos; 53-63 | Revista Cena; n. 29 (2019): Dossiê Dramaturgia(s), Dramaturgismo em Tempos Pós-dramáticos; 53-63 | Revista Cena; n. 29 (2019): Dossiê Dramaturgia(s), Dramaturgismo em Tempos Pós-dramáticos; 53-63 | 2236-3254 | 1519-275X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares