-
On top of the world: the Everest and affirmative action in postgraduate courses||No topo do mundo: Everest e ações afirmativas na pós-graduação
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article we will start presenting some aspects of process for enrollment and access to higher education proposed by the Brazilian Black Movement. Then we focus on the first document on specific policies for blacks, indians and persons with disabilities, issued by the Federal Government, and the national and international dynamics that led to the entry of these populations in public universities. The purpose of the paper is to reflect on the historical inequalities in access to higher education and about the current framework of affirmative action policies that have turned to the entrance of black students, indigenous people and people with disabilities in postgraduate programs in Brazil. In this sense, we will hold in mainly the challenges and demands for education of the black population, punctuating, where relevant, some aspects that indicate issues with the other groups.||Neste artigo vamos apresentar algumas iniciativas de acesso à educação e ao ensino superior proposto pelo Movimento Negro Brasileiro. Apresentamos o primeiro documento sobre políticas específicas para negros, indígenas e pessoas com deficiência do governo brasileiro e as dinâmicas nacional e internacional que levaram à entrada dessas populações nas universidades públicas. O objetivo do artigo é refletir sobre as desigualdades históricas no acesso ao ensino superior e sobre o quadro atual das políticas de ações afirmativas que se voltaram para o ingresso desses estudantes nos programas de pós-graduação no Brasil. Nesse sentido, vamos enfocar os desafios e demandas educacionais da população negra, pontuando aspectos que indicam questões dos demais grupos.
ISSN
1983-201X
Periódico
Autor
dos Santos, José Antônio | Garcia de Mello, Luciana
Data
26 de maio de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/68482 | 10.22456/1983-201X.68482
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/68482/41421 | /*ref*/ARTES, Amélia C. A.; CARVALHO, Marília P. de. O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou verdade? Cadernos Pagu, Campinas, n. 34, p. 41-74, jan./jun. 2010. | /*ref*/AZEVEDO, Thales de. As elites de cor numa cidade brasileira: um estudo de ascensão social & classes sociais e grupos de prestígio. Salvador: EDUFBA; EGBA, 1996. | /*ref*/BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Negrinhos que por ahi andão: a escolarização da população negra em São Paulo (1870-1920). 2005. Tese (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. | /*ref*/BIRREL, Susan. Abordando o Monte Everest: da intertextualidade e do passado como narrativa. Recorde: Revista de História do Esporte, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, dez. 2011. | /*ref*/BRASIL. Atos e palavras do Presidente Fernando Henrique Cardoso, 1995 a 1998. In: ______. Construindo a democracia racial. Brasília, DF: Presidência da República; Secretaria de Comunicação Social, 1998a. Documento sem paginação. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/fernando-henrique-cardoso/publicacoes/construindo-a-democracia-racial. Acesso em: 20 jul. 2016. | /*ref*/______. Grupo de Trabalho Interministerial Para Valorização da População Negra. In: ______. Construindo a democracia racial. Brasília, DF: Presidência da República; Secretaria de Comunicação Social, 1998b. Documento sem paginação. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/fernando-henrique-cardoso/publicacoes/construindo-a-democracia-racial. Acesso em: 20 jul. 2016. | /*ref*/______. I Programa Nacional de Direitos Humanos. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 1996. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direitos-Humanos-no-Brasil/i-programa-nacional-de-direitos-humanos-pndh-1996.html. Acesso em: 20 jul. 2016. | /*ref*/CARVALHO, José Jorge. O confinamento racial do mundo acadêmico brasileiro. REVISTA USP, São Paulo, n. 68, p. 88-103, dez./fev. 2005-2006. | /*ref*/DOMINGUES, Petrônio. A nova abolição. São Paulo: Selo Negro, 2008. | /*ref*/FONSECA, Marcus V. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. História da Educação, Pelotas, v. 13, n. 28, p. 29-59, maio/ago. 2009. | /*ref*/FRASER, Nancy. Justiça anormal. Revista da Faculdade de Direito, São Paulo, v. 108, p. 739-768, jan./dez. 2013.] | /*ref*/HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. | /*ref*/HONNETH, Axel. El derecho de la libertad: esbozo de uma eticidad democrática. Madrid: Katz, 2014. | /*ref*/JACCOUD, Luciana. A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília, DF: IPEA, 2009. | /*ref*/KRAKAUER, Jon. No ar rarefeito: um relato da tragédia no Everest em 1996. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. | /*ref*/LIMA, Marcos Eugenio O.; COSTA NEVES, Paulo S.; BACELLAR E SILVA, Paula. A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 56. p. 141-163, jan./mar. 2014. | /*ref*/MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. | /*ref*/NASCIMENTO, Abdias; NASCIMENTO, Elisa Larkin. Reflexões sobre o movimento negro no Brasil, 1938–997. In: HUNTLEY, Lynn; GUIMARÃES, Antônio Sérgio A. (Org.). Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 203-234. | /*ref*/NASCIMENTO, Abdias do. O negro revoltado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. | /*ref*/PAIXÃO, Marcelo; ROSSETO, Irene; MONTOVANELE, Fabiana; CARVANO, Luiz M. (Org.). Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil; 2009-2010. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2010. | /*ref*/PEREIRA, Amilcar A. “O Mundo Negro”: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970-1995). 2010. Tese (Doutorado em História)–Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. | /*ref*/QUEIROZ, Delcele M.; SANTOS, Jocélio T. Sistemas de cotas. Um debate. Dos dados à manutenção do privilégio e de poder. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 717-737, out. 2006. Edição especial. | /*ref*/RATTS, Alex. Encruzilhadas por todo o percurso: individualidade e coletividade no movimento negro de base acadêmica. In: PEREIRA, Amauri M.; SILVA, Joselina da (Org.). Movimento Negro Brasileiro: escritos sobre os sentidos de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. p. 81-108. | /*ref*/SANTOS, José Antônio dos. Prisioneiros da história: trajetórias intelectuais na imprensa negra meridional. 2011. Tese (Doutorado em História)–Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | /*ref*/SILVA, Adriana Maria Paulo da. Aprender com perfeição e sem coação: uma escola para meninos pretos e Pardos na Corte. Brasília, DF: Editora Plano, 2000. | /*ref*/SILVA JR., Hédio. Direito de igualdade racial. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002. | /*ref*/SIQUEIRA, José J. Os Congressos Afro-Brasileiros de 1934 e 1937 face ao I Congresso do Negro Brasileiro de 1950: rupturas e impasses. Augustus, Rio deJaneiro, v. 10, n. 21, p. 41-49, jul./dez. 2009. | /*ref*/SOUZA, Jessé (Org.). Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil-Estados Unidos. Brasília, DF: Paralelo 15 Editores, 1997. | /*ref*/TOKARNIA, Mariana. Negros representam 28,9% dos alunos da pós-graduação. Agência Brasil, Brasília, DF, 13 maio 2015. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-05/negros-representam-289-dos-alunos-da-posgraduacao. Acesso em: 20 jul. 2016. | /*ref*/VALVERDE, Danielle O.; S TOCCO, L auro. Notas para interpretação das desigualdades raciais na educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 909-920, set./dez. 2009.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Anos 90
Fonte
Anos 90; v. 23, n. 44 (2016); 111-138 | Anos 90; v. 23, n. 44 (2016); 111-138 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
Higher education; Brazilian Black Movement; Blacks; Indigenous people; Disabled people | Ensino Superior; Movimento Negro Brasileiro; Negros; Indígenas; Pessoas com Deficiência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion