Descrição
From Marcia Tiburi’s (2018) and Jacques Rancière’s (2005) thoughts on the relation between aesthetics and politics and considering the idea of regime of visibility proposed by the French thinker in Politics of Aesthetics: the distribution of the sensible, we present a critical analysis on the current set of Culture sector in Brazil. In this perspective, we analyze the public political, the institutional censorship and the offensive by sectors of civil society over the artistic production and its non-hegemonic politics, reflecting on the aesthetics effects that curtailment provokes.||A partir de la lectura de Marcia Tiburi (2018) y Jacques Rancière (2005) acerca de las relaciones entre estética e política y de la idea de regímenes de visibilidad y decibilidad propuesta por el pensador francés en El reparto de lo sensible, presentamos una análisis crítica sobre el panorama actual del sector de la Cultura en Brasil. Desde esta perspectiva, analizamos las políticas públicas, la censura institucional y la ofensiva de sectores de la sociedad civil en respecto a la production artística e a la política no hegemónica que instauran, reflexionando sobre los efectos estéticos de tal cercenamiento. ||A partir da leitura de Marcia Tiburi (2018) e Jacques Rancière (2005) acerca das relações entre estética e política e da ideia de regimes de visibilidade e dizibilidade proposta pelo pensador francês em A partilha do sensível, tecemos uma análise crítica sobre o atual cenário do setor da Cultura no Brasil. Nessa perspectiva, analisamos as políticas públicas, a censura institucional e a ofensiva de setores da sociedade civil em relação à produção artística e à política não-hegemônica que instauram, refletindo sobre os efeitos estéticos de tal cerceamento.