Descrição
This article deals with the installation context of the Colégio da Imaculada Conceição of Ceará. In the middle of the 19th century, speeches and practices on female education were in the press and in legislation. Many agents have built an ideal model of women and mothers. Based on periodicals, official documents, school regulations, novels and memoirs, it is possible to analyze the lives of poor girls who received professional and religious education in the orphanage of the Sisters of São Vicente de Paula. Colégio da Imaculada Conceição in Fortaleza (CE) was an institution dedicated to the preparation of orphans for work.||Este artigo trata do contexto de instalação do Colégio da Imaculada Conceição no Ceará. Na metade do século XIX, vários discursos e práticas sobre a educação feminina viraram pauta importante na imprensa e na legislação, indicando a atuação de diferentes agentes na fabricação ideal de mulher e de mãe. A partir de periódicos do período, fontes oficiais, regulamentos do Colégio, romances e livros de memória é possível analisar o cotidiano de meninas pobres que recebiam educação profissional e religiosa no recolhimento organizado pelas Irmãs de São Vicente de Paula. O orfanato do Colégio da Imaculada Conceição em Fortaleza (CE) não era um simples abrigo; era uma instituição voltada à preparação de órfãs para o trabalho.