Descrição
Este texto constitui em relato de experiência de um curso realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional durante o primeiro semestre do ano de 2016 com a finalidade de proporcionar a formação continuada de professores das escolas públicas estaduais dos municípios de Corumbá e de Ladário, do Estado de Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo geral: analisar as potencialidades da utilização dos applet de simulação como estratégia de ensino e de aprendizagem de conteúdos de Matemática ministrados na Educação Básica. Este relato insere na abordagem qualitativa e quantitativa, na perspectiva descritiva e explicativa. Os procedimentos metodológicos tiveram como base empírica: a) o acesso e o manejo das interfaces disponibilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem intitulado de e-Proinfo; b) pesquisa, manejo, análise e seleção de applet de simulação, disponíveis no ciberespaço para composição de um repositório digital a ser utilizado nas atividades de ensino de Matemática. Conclui-se que os applet de simulação são mídias digitais que proporcionam a ação do aluno sobre o objeto estudado, e desse modo, constitui em um recurso mediador do processo de [re] elaboração do conhecimento matemático em estudo.