-
Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo parte de indagação sobre como reflexões propostas em relatos autobiográficos realizados por docentes ajudam a melhor compreender a trajetória profissional docente. O estudo toma por base o breve relato da trajetória profissional de uma professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. O tratamento metodológico da pesquisa foi de tipo qualitativo. Para tanto, foram utilizados o relato autobiográfico e a análise das experiências de formação e de ensino. O relato autobiográfico possibilitou recuperar as memórias, desde a formação inicial, em dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia, marcados ainda pelo modelo da racionalidade técnica. Porém, ao recuperar e relatar o modelo formativo, foi possível identificar determinados aspectos e considerá-los como substrato importante para a configuração da professora como profissional. As análises realizadas evidenciaram que, no decorrer da formação inicial e do exercício da profissão docente, determinados aspectos foram se modificando, como: a postura docente; a preocupação com a metodologia de ensino que melhor se adequasse à faixa etária e à necessidades dos alunos; a relação e o diálogo estabelecidos com os alunos e com outros professores; as experiências adquiridas nos diferentes campos de trabalho, da educação básica ao ensino superior; e as contribuições para o processo de reflexão sobre a ação, advindas com o processo de formação continuada, na busca pela autonomia do trabalho docente com vistas à melhoria do ensino. Neste sentido, os estudos autobiográficos auxiliam processos formativos de reflexão e possibilitam modificar as práticas docentes, desde que realizados em processos sistematizados e contínuos de estudos e intervenções.
ISSN
2525-426X
Autor
Albuquerque, Andréa Souza de | Gonçalves, Tadeu Oliver
Data
19 de abril de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5712 | 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 123-140 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10
Assuntos
Ensino. Formação Docente. Professor Reflexivo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion