-
Os desafios e perspectivas de uma práxis pedagógica integradora: a interdisciplinaridade em questão||Os desafios e perspectivas de uma práxis pedagógica integradora: a interdisciplinaridade em questão
- Voltar
Metadados
Descrição
This article has for purpose to present a reflection on the challenges and perspectives of the interdisciplinary aspects in the intense search of a pedagogical praxis which contemplates the end of the knowledge’s fragmentation and make possible an integrator work. We believed that the interdisciplinary work allows an universal glance on the knowledge, which one that allows possess abilities to build the possible or necessary answers to each context. To enrich our analyses authors' texts were selected as Fazenda (1997, 1995, 1993); Japiassú (1976); Magalhães (2009); Perrenoud (2009) among others that contributed to the enrichment of the presented work. It is noticed that the interdisciplinary approach is being thought and applied in the pedagogical work organization, only recently, although their ideas are already many decades in studies and discussions.In this sense it is fundamental as it seeks the interaction of concepts and methods, what leads the student to a closer view of the movement, the totality and the contributions of all reality, in other words, it is a pedagogical action that needs to be interactive and interactive between teacher/student. Thus, it is verified that due to the numerous changes that several sectors of society are undergoing is necessary that the teacher is also qualified to assume a new education conception. For that he needs to be prepared to apply different methodologies, technologies and knowledge. Finally, the study concluded that it is essential that the teaching-learning process is used by the teacher as a tool for the construction and development of new knowledge that will be paramount in every day of their schooling.||Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre os desafios e perspectivas dos aspectos interdisciplinares na intensa busca de uma práxis pedagógica que contemple o fim da fragmentação do conhecimento e possibilite um trabalho integrador. Acreditamos que o trabalho interdisciplinar permite um olhar universal sobre o conhecimento, o que permite possuir habilidades para construir as respostas possíveis ou necessárias a cada contexto. Para enriquecer nossas análises foram selecionados textos de autores como Fazenda (1997, 1995, 1993); Japiassú (1976); Magalhães (2000); Perrenoud (2005) dentre outros que contribuíram para o enriquecimento do trabalho apresentado. Percebe-se que a abordagem interdisciplinar está sendo pensada e aplicada na organização do trabalho pedagógico, somente recentemente, embora suas ideias estejam a muitas décadas em estudos e discussões. Neste sentido ela torna-se fundamental na medida em que busca a interação de conceitos e métodos, o que conduz o educando a uma visão mais próxima do movimento, da totalidade e das contribuições da realidade, ou seja, é uma ação pedagógica que necessita ser interativa e integrativa entre professore e aluno. Dessa forma, constata-se que devido às inúmeras mudanças que diversos setores da sociedade vêm passando é necessário que o professor também esteja preparado para assumir uma nova concepção de educação. Finalizando, o estudo concluiu que é fundamental que o processo ensino-aprendizagem seja utilizado pelo professor como uma ferramenta para a construção e elaboração de novos conhecimentos que serão primordiais no dia a dia do educando.
ISSN
2179-0094
Periódico
Autor
Rojas, Jucimara Silva | Ferreira, Franchys Marizethe Nascimento Santana
Data
1 de abril de 2014
Idioma
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.; n. 4 (2014); 26-37 | 2179-0094
Assuntos
Interdisciplinary; Pedagogical Praxis; Teaching; Learning | Interdisciplinaridade; Práxis Pedagógica; Ensino-Aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion