-
OS ENUNCIADOS DE TAREFAS INTEGRADAS DE LEITURA E ESCRITA DO EXAME CELPE-BRAS
- Voltar
Metadados
Descrição
RESUMO: O exame oficial brasileiro para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), de base comunicativa, apresenta uma Parte Escrita composta por quatro tarefas que integram compreensão (oral e escrita) e produção escrita e uma Parte Oral, em que o examinando interage face a face com o examinador. Nas tarefas da etapa escrita do exame, avaliam-se de forma integrada: 1) a compreensão, considerando-se a adequação e a relevância da produção do examinando em resposta ao texto (oral ou escrito); 2) a produção escrita, considerando-se a qualidade com que a ação é desenvolvida e o grau de atendimento à tarefa executada pelo examinando. A avaliação do desempenho do examinando nas diferentes etapas do exame é qualitativa, tendo em vista os objetivos de cada tarefa e critérios previamente estabelecidos que aferem o nível de desempenho demonstrado por ele na execução do exame. Considerado o perfil do exame, e pautando-nos em uma perspectiva teórica de base sociointeracionista, tratamos dos textos associados às tarefas de leitura e produção escrita do Celpe-Bras com foco nos gêneros textuais. Neste trabalho, fazemos a avaliação das habilidades de leitura dos textos associados às tarefas comunicativas exigidas pelas questões propostas, com o objetivo de aferir a explicitude dos enunciados quanto à forma de exploração dos textos para leitura e revelar o grau de compreensão do texto exigido ao leitor para a execução das tarefas 3 e 4 da Parte Escrita do exame Celpe-Bras das edições de 2009 a 2017. ABSTRACT: The Brazilian official Exam of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras), of communicative basis, presents a Written Section consisting of four tasks integrating comprehension (oral and written) and written production, and an Oral Section in which the candidate interacts face-to-face with the examiner. In the tasks of the written section of the exam it is assessed in an integrated fashion: 1) the comprehension, considering the adequacy and the relevance of the candidate’s production in response to the text (oral or written); 2) the written production, considering the quality with which the action is developed and the degree of compliance to the task by the examinee. The performance review of the applicant in the different stages of the exam is qualitative, having in mind the objectives of each task and previously established criteria which assess the level of performance displayed by them in taking the exam. Considering the profile of the exam and guided by a socio interactionist theoretical perspective, we treat the texts associated to the reading and writing tasks of Celpe-Bras, focussing on textual genres. In this paper we conduct the assessment of the reading skills for the texts associated to the communicative tasks required by the questions proposed, aiming at measuring the explicitness of the statements regarding the way of exploring the reading texts and at revealing de degree of comprehension of the texts required from the reader for doing the tasks 3 and 4 of the Writing Section of Celpe-Bras Exam, years 2009 through 2017.
ISSN
1679-1347
Autor
Dell'Isola, Regina Lúcia Péret | Pordeus, Isis Rodrigues
Data
13 de abril de 2021
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/27218
Idioma
Editor
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/27218/24417
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Inventário
Fonte
Inventário; Dossiê Temático 1 - CELPE-BRAS: HISTÓRIA, PERSPECTIVAS ATUAIS E FUTURAS (n. especial); 65 - 78 | 1679-1347
Assuntos
Celpe-Bras | Habilidades de Leitura | Gêneros Textuais | Tarefa Comunicativa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion