-
OS ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL
- Voltar
Metadados
Descrição
In this paper, we focus the historic relations between Psychology and Education, based on the assumption that the accomplishment and dissemination of studies on the child in the beginning of the 20th century were major landmarks for the constitution of the Brazilian educational field and the consolidation of Psychology as a science in the country. Knowing the children and thinking their Education in the time when the country was being constituted as a Republican nation was the betting of the scholars articulated in the group known as Educação Nova pioneers. These scholars updated in the country the debates happening in other parts of the world. We consider that recovering this trajectory allows to understand how topics which still today occupy the educational scene were addressed at that time, such as the historic and cultural dimension of the child development in opposition to the biological, natural, and universal understanding of this process; the racial issues; and the teaching and learning processes.||En este artículo enfocamos las relaciones históricas entre Psicología y Educación, partiendo del presupuesto de que la realización y la divulgación de los estudios sobre el niño al comienzo del siglo XX fueron marcos importantes, tanto para la constitución del campo educacional brasilero, como para la consolidación de la Psicología como ciencia en el país. Conocer al niño y pensar en su Educación en el momento en que el país se constituía como nación republicana fue la apuesta de los intelectuales articulados en el grupo conocido como pioneros de la Educación Nueva. Estos intelectuales actualizaron en el país las discusiones que sucedían en otras partes del mundo. Entendemos que recuperar esta trayectoria permite comprender como fueron tratados, en la época, temas que hasta hoy ocupan la escena educacional, tales como la dimensión histórica y cultural del desarrollo del niño en oposición a la comprensión biológica, natural y universal de este proceso: las cuestiones raciales; los procesos de enseñanza y aprendizaje.||Neste artigo enfocamos as relações históricas entre Psicologia e Educação, partindo do pressuposto de que a realização e a divulgação dos estudos sobre a criança, no início do século XX, foram marcos importantes, tanto para a constituição do campo educacional brasileiro, como para a consolidação da Psicologia como ciência no país. Conhecer a criança e pensar sua Educação no momento em que o país se constituía como nação republicana foi a aposta dos intelectuais articulados no grupo conhecido como pioneiros da Educação Nova. Esses intelectuais atualizaram no país as discussões que aconteciam em outras partes do mundo. Entendemos que recuperar essa trajetória permite compreender como foram tratados, na época, temas que até hoje ocupam a cena educacional, tais como a dimensão histórica e cultural do desenvolvimento da criança em oposição à compreensão biológica, natural e universal desse processo; as questões raciais; os processos de ensino e aprendizagem.
ISSN
2237-8707
Autor
Böger, Sara da Silva | Carvalho, Diana Carvalho de
Data
15 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57730 | 10.4025/tpe.v24i1.57730
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 1 (2021); 03-22 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Education, Psychology, child | Educación, Psicología, niño | Educação | Psicologia | Criança
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Texto"