-
Os professores de educação física e as práticas pedagógicas dos temas transversais com os alunos do ensino básico de escolas públicas
- Voltar
Metadados
Descrição
Abstract: Much is discussed about the importance of addressing certain issues with children and adolescents, among them are sexuality, drugs, domestic violence and prejudice. The objectives of this research were: To verify how Physical Education teachers treat transversal subjects with their students and to investigate the Physical Education teacher's pedagogical practice in relation to transversal themes. The sample consisted of 10 Physical Education teachers. The research instrument was a questionnaire with open descriptive and objective closed questions. With this research it was observed that teachers deal little of these subjects in the classroom with their students, because many of these themes they have difficulties in approaching, but when talked about, the methodology that most use is through conversation circles, debates and works.||Resumen: Se discute mucho sobre la importancia de abordar ciertos problemas con niños y adolescentes, entre ellos la sexualidad, las drogas, la violencia doméstica y los prejuicios. Los objetivos de esta investigación fueron: Verificar cómo los maestros de Educación Física tratan temas transversales con sus alumnos e investigar la práctica pedagógica del maestro de Educación Física en relación con temas transversales. La muestra consistió en 10 maestros de educación física. El instrumento de investigación fue un cuestionario con preguntas abiertas descriptivas y objetivas cerradas. Con esta investigación se observó que los maestros tratan poco de estas materias en el aula con sus alumnos, porque muchos de estos temas tienen dificultades para abordar, pero cuando se habla, la metodología que más utilizan es a través de círculos de conversación, debates y trabajos.||Resumo: Muito se discute a importância de abordar determinados assuntos com as crianças e os adolescentes, dentre eles estão a sexualidade, drogas, violência doméstica e preconceito. Os objetivos dessa pesquisa foram: Verificar como os professores de Educação Física tratam assuntos transversais com seus alunos e investigar a prática pedagógica do professor de Educação Física em relação aos temas transversais. A amostra foi de 10 professores de Educação Física. O instrumento da pesquisa foi um questionário com perguntas abertas descritivas e fechadas objetivas. Com essa pesquisa foi observado que os professores tratam pouco desses assuntos em sala de aula com seus alunos, pois muitos desses temas eles têm dificuldades em abordar, mas quando conversado, a metodologia que a maioria usa é através de rodas de conversas, debates e trabalhos.
ISSN
1415-4676
Periódico
Autor
Matos, Philipe | Cechinel da Silva, Carina
Data
26 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/64770 | 10.5216/rpp.v24.64770
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Pensar a Prática
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 24 (2021) | Pensar a Prática; v. 24 (2021) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
Physical education | Teachers | Sexuality | educación física | Maestros | Sexualidad | Educação Física | Professores | Sexualidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares