-
Os usos sociais dos livros no dia a dia do Jardim de Infância
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo surgiu a partir de uma dissertação de Mestrado na Universidade do Porto em Portugal, esta pesquisa teve como objetivo compreender a importância dos livros no cotidiano do Jardim de Infância, no que tange aos usos e relações que se estabelecem através deles, quer pelo adulto nas suas interações com as crianças; quer pelas crianças em relação ao adulto, quer pelas crianças entre si. O estudo pautou-se nos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, principalmente a abordagem das crianças como atores sociais históricos, com a sua própria forma de interpretar o mundo e que, socializando com adultos e outras crianças em torno dos usos dos livros no quotidiano do Jardim de Infância, ali produzem e desenvolvem culturas infantis A coleta dos dados se deu através da observação participante de inspiração etnográfica com crianças de 4-5 anos num Jardim de infância na área metropolitana do Porto permitiu constatar que a maioria dos usos sociais que a educadora fez dos livros i) visaram todo o grupo de crianças; ii) o recurso frequente de estratégias pedagógicas que dialogavam com determinados aspectos das culturas infantis. Por parte das crianças, constataram-se i) usos individuais dos livros, envolvendo o manuseamento, folheio, observação e interpretação de imagens e exploração de dispositivos e ii) usos colectivos de livros em que se destaca o seu uso na reprodução interpretativa do contar/ler histórias e em brincadeiras lúdicas.
ISSN
1980-4512
Periódico
Autor
Bolgenhagen, Silvani Kempf | Ferreira, Manuela
Data
31 de março de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p3 | 10.5007/1980-4512.2016v18n33p3
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
Fonte
Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 3-21 | 1980-4512
Assuntos
Crianças | Educadora | Educação de infância | Usos sociais dos livros | Culturas infantis | Participação | Sociologia da infância | Os usos sociais dos livros no jardim de infância
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa qualitativa; Etnografia;