-
Oscilações entre micro e macro-história na fotografia de André Penteado
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo aborda a reconstrução da memória através de dois livros fotográficos do artista paulistano André Penteado, respectivamente O Suicídio de meu pai (2007-2014) e Cabanagem (2015). Se no primeiro trabalho o artista propõe relações mais voltadas para o autobiográfico e o micronarrativo, no que concerne aos tabus sobre o suicídio e o sofrimento individual, no segundo, ele nos oferece uma discussão mais ampla sobre os elementos que ancoram os apagamentos históricos relacionados à violência e ao sofrimento coletivo
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Santos, Alexandre
Data
25 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98253 | 10.22456/2179-8001.98253
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98253/54840 | /*ref*/BRASSAÏ. Paris la nuit. Paris: Flammarion, 2011. | /*ref*/COLEMAN, A.D., “El método dirigido”, in: RIBALTA, Jorge (ed.). Efecto real: debates pós-modernos sobre fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. | /*ref*/FRIZOT, Michel.” “Fotografia”, um destino cultural”, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de. (orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. | /*ref*/LEMAGNY, Jean-Claude. L´ombre et le temps: essais sur la photographie comme art. Paris: Nathan, 1992. | /*ref*/PENTEADO, André. O suicídio de meu pai. São Paulo: Ed. do Autor, 2014. | /*ref*/PENTEADO, André. Cabanagem. São Paulo: Editora Madalena/Editora Terceiro Nome, 2015. | /*ref*/RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org/Editora 34, 2009. | /*ref*/SELIGMAN-SILVA. “Ficção e imagem, verdade e história: sobre a poética dos rastros”, in: GERALDO, Sheila Cabo (org.) Fronteiras: arte, imagem e história. Rio de Janeiro: Banco do Azougue, 2014. | /*ref*/SIGNORINI, Roberto. A arte do fotográfico: os limites da fotografia e a reflexão teórica nas décadas de 1980 e 1990. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014. | /*ref*/SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. | /*ref*/TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Alexandre Santos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; história da arte; teoria e crítica de arte; arte contemporânea; | André Penteado. Fotografia. Livro fotográfico. Memória. Arte contemporânea. | Arte; Crítica de arte; História da Arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion