-
PARENTS’ PERCEPTION OF LEARNING TO READ IN PRESCHOOL THROUGH THE PHONIC METHOD||APRENDER A LEER EN PREESCOLAR A TRAVÉS DEL MÉTODO FÓNICO EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PADRES||A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA PRÉ-ESCOLA VIA MÉTODO FÔNICO NA PERCEPÇÃO DOS PAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
This study investigates how children who started literacy in preschool experience reading outside it, considering the emotions raised in these children and in their caregivers. The research was carried out with preschool children, literate in reading through a variation of the phonic method. The parents' perspective, verified by their responses to a questionnaire, is the main data source. The analysis displays that the emotions shown by children learning to read are joy, satisfaction, interest, and desire to continue learning to read, and that their parents show surprise, admiration, joy, and satisfaction, seeing their young children reading, engaging in socio-communicative practices. The method used emerges as appropriate for pre-school literacy, since it is efficient and arouses positive emotions. Also, early literacy encourages children to actively enter the literate world, and parents to participate to their learning.||Este estudio investiga cómo los niños que iniciaron la alfabetización en la etapa preescolar experimentan la lectura fuera de ella, considerando las emociones que despiertan en estos niños y en sus cuidadores. La investigación se realizó con niños en edad preescolar, alfabetizados en lectura a través de una variación del método fónico. La perspectiva de los padres, verificada por sus respuestas a un cuestionario, es la principal fuente de datos. El análisis muestra que las emociones que muestran los niños al aprender a leer son alegría, satisfacción, interés y ganas de seguir aprendiendo a leer, y que sus padres muestran sorpresa, admiración, alegría y satisfacción al ver a sus hijos pequeños leer, involucrarse en prácticas sociocomunicativas. El método utilizado surge como apropiado para la alfabetización preescolar, ya que es eficiente y suscita emociones positivas; y la alfabetización temprana alienta a los niños a ingresar activamente al mundo de la escrita y a los padres a participar en su aprendizaje.||Este estudo investiga como crianças que iniciaram a alfabetização na pré-escola vivenciam a leitura fora dela, considerando as emoções suscitadas nessas crianças e em seus cuidadores. A pesquisa se desenvolveu com crianças do pré-escolar 1 e 2, alfabetizadas na leitura com uma variação do método fônico. A perspectiva dos pais, verificada por meio de um questionário, é a principal fonte de dados. A análise mostra que as emoções demonstradas pelas crianças no aprendizado da leitura são alegria, satisfação, interesse e desejo de continuar aprendendo a ler e que seus pais demonstram surpresa, admiração, alegria e satisfação ao ver seus filhos pequenos lendo, engajando-se em práticas sociocomunicativas reais. Conclui que o método utilizado desponta como adequado à alfabetização na pré-escola, posto que é eficiente e desperta emoções positivas, e que a alfabetização precoce estimula as crianças a inserir-se ativamente do mundo letrado e os pais, a participar desse aprendizado.
ISSN
2237-8707
Autor
Vasilévski, Vera | Iliuk, Jeane | Neves, Olivia Maria
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55742 | 10.4025/tpe.v23i3.55742
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 56-76 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
alfabetização | neurociências | emoção
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto