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PARTICIPAÇÃO E CULTURA POLÍTICA: RENDIMENTOS SUBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
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Metadados
Descrição
O Orçamento Participativo tem sido apontado pela literatura como uma inovação democrática portadora de virtudes, seja no plano da sua capacidade de racionalização da ação estatal, seja no potencial de alterar padrões históricos de relacionamento Estado x Sociedade no Brasil, como o clientelismo. Estudos recentes também apontam para eventuais impactos da experiência nos padrões atitudinais e comportamentais dos participantes, de modo que o OP produziria algum tipo de aprendizado político. Procurando explorar no plano empírico esses potenciais efeitos positivos o presente trabalho se propõe a analisar em que medida o envolvimento nessa instituição participativa pode ser entendido como condicionante ou determinante de um conjunto de indicadores reunidos pela literatura convencional no rótulo de cultura política. Nesse sentido, pretendemos questionar se é possível, a partir de inovações institucionais participativas, produzir alterações no padrão de orientações subjetivas e atitudes dos cidadãos. Para alcançar esses objetivos tomamos como material empírico um conjunto de dados referentes à experiência do Orçamento Participativo desenvolvida em Porto Alegre. Tais informações são provenientes de survey conduzido pelo Núcleo de Pesquisas Sobre a América Latina (NUPESAL) no ano de 2000. O trabalho está organizado em três partes: na primeira, discutimos as questões teóricas envolvidas em tal debate. Na segunda, apresentamos os dados empíricos. Nas considerações finais, são estabelecidas algumas conclusões e perspectivas para novos trabalhos.||The Participatory Budget has been described in literature as a democratic innovation
bearer of virtues, whether in the capacity for rationalization of state action, is the
potential to alter historical patterns of relationship State x Society in Brazil, such as
clientelism. Recent studies also point to possible impacts of experience in attitudinal
and behavioral patterns of participants, so the OP would produce some kind of political
learning. Looking empirically explore these potential positive effects of this study is to
examine to what extent the participatory involvement in this institution can be
understood as conditioning or determining a set of indicators collected by the
conventional literature on the label of political culture. Therefore, we intend to
question whether it is possible, from participatory institutional innovations, produce changes in the pattern of subjective orientations and attitudes of citizens. To achieve
these goals we take as a set of empirical data on the experience of participatory
budgeting in Porto Alegre developed. Such information comes from one survey
conducted by the Center for Research on Latin America (NUPESAL) for the year 2000.
The paper is organized into three parts: First, we discuss the theoretical issues
involved in this debate. On Monday, we present the empirical data. In the end, we set
out some conclusions and perspectives for further work.
ISSN
1982-5269
Periódico
Abrangência
Porto Alegre
Autor
Ribeiro, Ednaldo Aparecido | Borba, Julian
Data
30 de junho de 2011
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/19755 | 10.22456/1982-5269.19755
Idioma
Editor
Fonte
Revista Debates; v. 5, n. 1 (2011); 67 | Revista Debates; v. 5, n. 1 (2011); 67 | 1982-5269 | 2236-479X
Assuntos
Ciência Política | Participação; Orçamento Participativo; Cultura Política. | Valores e Comportamentos Políticos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pesquisa quantitativa