-
Passagens para o rumor do mundo, da marquise ao museu
- Voltar
Metadados
Descrição
Dedicado à análise de “A marquise, o MAM e nós no meio”, exposição realizada em 2018 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o presente texto resulta da interação com seu projeto curatorial, em três instâncias: frequentação da mostra e de seu programa público; entrevistas com seus agentes curatoriais; e mobilização de referências bibliográficas afins às problemáticas enfrentadas pelo projeto. Em atenção às camadas históricas e às fronteiras sociais presentes na marquise do parque Ibirapuera – e no museu que esta acolhe –, o texto procura evidenciar as estratégias expositivas adotadas no sentido da evocação e da transposição das mesmas.AbstractDedicated to the analysis of ‘A marquise, o MAM e nós no meio’ [The Marquise, MAM and Us in the Middle], an exhibition held in 2018 at São Paulo Museum of Modern Art, this text results from the interaction with its curatorial project in three levels: attendance of the show and its public program; interviews with its curatorial agents; and mobiliza-tion of bibliographic references related to the problems faced by the project. Given the historical layers and social boundaries present in the Marquise of Ibirapuera Park – and in the museum that it hosts – the text seeks to highlight the expository strategies adop-ted in the sense of evoking and transposing these layers and boundaries, respectively.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Silva, Diogo de Moraes
Data
30 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/99577 | 10.22456/2179-8001.99577
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/99577/58763 | /*ref*/CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982. | /*ref*/HONORATO, Cayo. “Aprender con los públicos”. In Revista Errata, v. 16, 2016. | /*ref*/MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. A marquise, o MAM e nós no meio. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018. | /*ref*/MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Educação e acessibilidade: experiências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018. | /*ref*/MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. P33: Formas únicas de continuidade no espaço: Panorama da Arte Brasileira 2013. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2013. | /*ref*/O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002. | /*ref*/WARNER, Michael. Públicos y contrapúblicos. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona; Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Diogo de Moraes Silva | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 25, n. 43 (2020): DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas. | 2179-8001
Assuntos
Artes Visuais; Arte Contemporânea | Artes Visuais. Arte Contemporânea | Exposição de Artes Visuais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "avaliado pelos pares", "artigo de convidado"