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PEDAGOGIA CRÍTICA: POR UMA EPISTEMOLOGIA CRÍTICA E INSURGENTE
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RESUMOEste artigo, tecido sob forma de um ensaio crítico, pautado em pesquisas anteriores dos autores, pretende responder às seguintes questões de pesquisa: que outra racionalidade, para além da técnica-instrumental, ainda é possível à Pedagogia? Em reverberação às transformações do contexto contemporâneo, ainda se pergunta: quais novas urgências interpelam a Pedagogia e quais insurgências são demandadas para a reinterpretação de seu estatuto epistemológico? O artigo teve por finalidade buscar uma reinterpretação epistemológica crítica da pedagogia, repercutindo as novas urgências postas à prática escolar que nos induzem a pensar em uma pedagogia para a vida e para os acontecimentos na vida. Considerou-se como resultado, que essas demandas para a pedagogia deverão circular em torno de quatro princípios insurgentes que lhe darão o caráter de criticidade: a antropo-ontologia, a epistemologia, as práticas e os poderes. Com base nos fundamentos da Pedagogia Crítica de Freire e ainda nas reflexões decorrentes das Epistemologias do Sul, considerou-se como as necessárias insurgências para reafirmar as bases da epistemologia crítica da pedagogia: a imaginação criativa como ato de resistência; a organização de práticas para visibilizar os invisibilizados, construindo solidariamente espaços de diálogo e presença; a construção de processos pedagógicos de inclusão de outras práticas educativas; abertura de espaços para práticas dialógicas e problematizadoras; e o fortalecimento de práticas de resistências à lógica neoliberal. Finalmente, aposta-se que a Pedagogia seja a ciência que fundamentará processos críticos de ensinar e aprender em espaços escolares e não-escolares.
ISSN
1981-4712
Colaboradores
CNPq | Unisantos
Autor
Franco, Maria Amelia Santoro | Mota, Guadalupe Correa | Silva, Lisley Gomes
Data
23 de abril de 2021
Formato
Identificador
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25478 | 10.17648/educare.v16i38.25478
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Educere et Educare | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Educere et Educare; Vol. 16, N. 38 (2021) Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não escolares da atualidade; 73-96 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Educação: práticas pedagógicas (ensino-aprendizagem) | Pedagogia Crítica; Insurgências; Epistemologias
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion