-
Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior||Dialogical pedagogy for higher education democratization||Pedagogia dialogica para la democratizacion de la Educacion superior
- Voltar
Metadados
Descrição
A expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos.||Higher education expansion leads to enroll socio-culturally diverse students. In fact, does greater enrollment lead to increasing democratic opportunities? This research project focuses the assumed neutrality of educational institutions: do they reproduce social relations and power structures? In search of updating the dialogical pedagogy concept, it analyzed the social experiences, interaction of students and faculty members in a university. Multiple case study involved young students of two teacher education undergraduate programs. Its results show the high value attributed to friendship, creativity and mutual respect, as well as the concern with non-interested students. This project generated a hypothesis encompassing three fundamental axes of the student body and faculty social interaction: the denial of students’ critical capacity by faculty, moreover the trends to inculpate each other for failure and to develop authoritarian relations.||La expansion de la Educacion superior amplia la diversidad socio-cultural de sus estudiantes. ¿Este incremento de matriculas realmente conduce a crecientes oportunidades educativas? Esta investigación tiene foco sobre la supuesta neutralidad de las instituciones educativas: ¿ellas reproducen de facto las relaciones sociales, asi como las estructuras de poder? En búsqueda de la actualizacion del concepto de pedagogia dialogica, esta investigación analizo las experiencias sociales de interaccion entre estudiantes y profesores de una universidad. Se efectuo un estudio de casos múltiples con docentes y estudiantes de dos programas de formacion de maestros. Los resultados señalaron el alto valor atribuido a la amistad, creatividad y respeto mutuo, asi como la preocupacion con el desinteres de parte de los estudiantes. Entonces, se genero una hipotesis, involucrando tres ejes fundamentales de la interaccion entre los dos grupos: la negacion de la capacidad critica de los estudiantes por sus profesores, ademas de las tendencias a culparse mutuamente por el fracaso y a desarrollar relaciones autoritarias.
ISSN
1809-4465
Autor
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de | Gomes, Candido Alberto
Data
2 de agosto de 2016
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1097 | 10.1590/S0104-40362016000300004
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 579-608 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educacion Superior; Democratizacion; Inclusion social; Pedagogia dialogica | ducação superior; Democratização; Inclusao social; Pedagogia dialogica | Higher education; Democratization; Social inclusion; Dialogical pedagogy
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion