-
Pedagogias do funk carioca: Deus e o Diabo na terra do som||Funk carioca’s pedagogies: God and Devil in the land of sound
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo se propõe a iniciar uma discussão a respeito das diferentes pedagogias envolvidas na difusão do gênero musical conhecido como funk carioca. Neste sentido, usa como referencial teórico autores como Sodré, Rousseau, Mészáros, Freire e Boal. A parte empírica está baseada na observação in locu de dois eventos de natureza distinta: o lançamento da cartilha dos MCs Liberta o pancadão e um baile funk realizado em favela por uma facção criminosa do narcotráfico. A primeira seção introduz os dois lados pedagógicos do funk carioca; a segunda apresenta, em dois subtópicos, a descrição do evento de lançamento da cartilha e a análise do conteúdo da mesma; a terceira seção descreve o baile funk citado; a quarta elabora uma discussão inicial a respeito das possibilidades pedagógicas do funk a partir dos autores escolhidos.||This article aims to start a discussion about the different pedagogies involved into thediffusion of the musical genre known as funk carioca. In this sense, it uses as referencesuch authors as Sodré, Rousseau, Mészáros, Freire and Boal. The empirical part is basedon the in locus observation of two events with distinctive nature: the launch of thebooklet of MCs Liberta o pancadão and a slum funky ball organized by a gang of drugtrafficking. The first section introduces the two pedagogical sides of funk carioca; thesecond presents two subtopics, describing the event to launch the booklet and the examinationof their contents; the third section describes the funky ball; the fourth initiatesa discussion about the pedagogical possibilities of funk based on the chosen authors.
ISSN
1982-2073
Periódico
Autor
Laignier, Pablo Cezar
Data
11 de dezembro de 2012
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48059 | 10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p207-230
Idioma
Fonte
MATRIZes; v. 6 n. 1-2 (2012); 207-230 | MATRIZes; Vol. 6 No. 1-2 (2012); 207-230 | MATRIZes; Vol. 6 Núm. 1-2 (2012); 207-230 | MATRIZes; Vol. 6 No 1-2 (2012); 207-230 | MATRIZes; V. 6 N. 1-2 (2012); 207-230 | 1982-8160 | 1982-2073
Assuntos
Media Studies | pedagogy | popular culture | Rio de Janeiro | funk carioca | Comunicação Social 1 | Pedagogia 2 | Cultura Popular 3.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion