Descrição
Este artigo discute a Harmonização como ferramenta imprescindível da formação pianística e parte integrante da disciplina Piano Complementar nos cursos de Licenciaturas em Música e aponta procedimentos pedagógicos embasados no estudo harmônico do piano popular. Nosso objetivo é apontar aspectos do processo de aprendizagem cognitiva e motora dos alunos no contexto de aulas coletivas de piano diante da aplicação de uma prática pedagógica específica de harmonização de uma melodia. Ao analisar o que se pratica, adquire-se habilidade para se entender seu caminho harmônico, capacitando também a memorização e a transposição. Também apresenta diversas etapas de execução na música "Boogie blues”, com baixo, acorde, melodia e improvisação e os resultados obtidos dessa experiência realizada dentro da pesquisa-ação em três classes e duas instituições de ensino.||This article discusses the harmonization as a vital tool of Piano formation and an integral part of Class Piano in Undergraduate Music courses and it points out pedagogical procedures based on the harmonic study of popular piano. Our purpose is to point out aspects of cognitive and motor learning processes of students in the context of group piano lessons exposed to a specific pedagogical practice of harmonizing a melody. By analyzing what is practiced, skill is acquired to understand his harmonic way, also enabling the memorization and the transposition. Also presents several steps of execution in the music “Boogie Blues” with bass, chord, melody, improvisation and the results of this experiment within action research conducted in three classes and two higher education institutions.