-
Pedagogical relations and common sense||O óbvio na relação pedagógica
- Voltar
Metadados
Descrição
What seems to be ‘obvious’ in the pedagogical relationship needs to be uncovered. The obvious has been also becoming evident by the uses of sedimentary concepts empirically, or by the common sense discourses non-thought critically as well. The goal of this paper is to give a chance to a critical reflection, perceiving that if we do not consider that “the obvious for someone is not always the same for me”. Besides, in the pedagogical practice, if we do not pay attention to these possible and probable differences, we could be acting in order to “take for granted”, what is opposing the learning. We look for observing, hearing, reflecting and act in search of the comprehension of this phenomenon and its implications in the teachers and students’ learning, because we know that a word pronounced can have multiple and different conceptions.||O que pode parecer ‘óbvio’ na relação pedagógica precisa ser desvelado. O óbvio tem sido evidenciado também pelo uso de conceitos sedimentados empiricamente ou do discurso do senso comum, não refletidos criticamente. O objetivo deste artigo é oportunizar espaço para reflexão crítica para a percepção de que se não considerarmos que o “óbvio do outro é diferente do meu” e não atentarmos, na prática pedagógica, para estas possíveis e prováveis diferenças, poderemos estar encaminhando a ação de “obviar” no sentido de obstar aprendizagens. Buscamos observar, ouvir, refletir e agir em busca da compreensão deste fenômeno e de suas implicações na aprendizagem de alunos e professores, pois aprendemos que a palavra anunciada pode oportunizar múltiplas e diferentes compreensões.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Schwartz, Suzana | Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Data
10 de setembro de 2009
Formato
Idioma
Fonte
Educação; Vol. 32 No. 3 (2009) | Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2009) | Educação; v. 32 n. 3 (2009) | 1981-2582 | 0101-465X
Assuntos
Óbvio | relação pedagógica | compreensão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion