-
PEDRO MALASARTES: UMA REVERÊNCIA À ESPERTEZA NA TRADIÇÃO POPULAR
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo visa discutir o ensino da língua portuguesa desenvolvido atualmente no Ensino Fundamental e apresentar uma proposta a partir de uma concepção de leitura pautada nos pressupostos de Vygotsky, mediante a discussão de práticas pedagógicas baseadas em contos populares, mais especificamente dos contos de astúcia da personagem Pedro Malasartes. O objetivo deste estudo foi propor práticas de ensino visando destacar a importância da concepção docente sobre o ensino da língua portuguesa para propiciar atividades que valorizem o diálogo, os conhecimentos dos sujeitos envolvidos e a participação ativa de todos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a qual propõe a leitura dos referenciais teóricos que discutem sobre a leitura e o gênero conto. Na primeira parte do texto discute-se como o trabalho com leitura e escrita se consolidou ao longo do tempo nas escolas por meio de diferentes concepções; na parte subsequente, apresentam-se as concepções teóricas que sustentam nossos estudos e posteriormente expõe a propositura de uma prática de leitura para alunos do Ensino Fundamental I. Ressalta-se a necessidade rever o ensino de linguagem visando formar um leitor que compreenda os gêneros com os quais tem contato.
ISSN
2319-0825
Periódico
Autor
Balsan, Silvana Ferreira de Souza | Souza, Renata Junqueira de
Data
16 de maio de 2018
Formato
Idioma
Editor
Relação
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6655/pdf | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6655/pdf_1 | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6655/html | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6655/epub
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Diálogos
Fonte
Revista Diálogos; v. 6 n. 2 (2018): Edição comemorativa ao Qualis B2; 119 - 132 | 2319-0825
Assuntos
Ensino e aprendizagem de leitura. Contos de esperteza. Prática de leitura.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado