-
Peer oral corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated Teletandem||O feedback corretivo oral em pares para a produção textual escrita no Teletandem Institucional-Integrado
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper deals with the peer corrective feedback for written production in the Institutional-Integrated Teletandem (iiTTD) in a Portuguese as a Foreign Language group of a southern university from the United States of America. One of the activities required in iiTTD, besides virtual meetings made by Skype® for language learning, is the production of compositions for the practice of writing in the students’ target language. There is a collaborative writing process characterized by the actions of a) writing; b)sending to the partner for written correction; c) oral corrective feedback in the following iiTTD session; d) rewriting of the texts. The aim of this paper is to present results related to oral corrective feedback of TTDii sessions for textual productions of the participants, from the analysis of the episodes in which students discuss the corrected texts. The analysis of audio and video recordings of iiTTD sessions showed that oral feedback was beneficial because it offered opportunities for partners to clarify doubts regarding the written correction, obtain grammatical and cultural explanations of the Portuguese language, among other advantages that are presented in this study.||O presente artigo trata do processo de feedback corretivo em pares para a produção textual escrita na modalidade do Teletandem Institucional-Integrado (TTDii), em uma turma de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Uma das atividades requeridas no TTDii, além dos encontros realizados virtualmente pelo Skype® para a aprendizagem de línguas, é a produção de textos para a prática da escrita na língua-alvo do aluno. Há um processo de escrita colaborativa caracterizado pelas ações de a) escrita; b) envio ao parceiro para correção por escrito; c) feedback corretivo oral na sessão de TTDii seguinte; d) reescrita dos textos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados relacionados ao feedback corretivo oral das sessões de TTDii para produções textuais das participantes, a partir da análise dos episódios nos quais os alunos conversam sobre os textos corrigidos. A análise das gravações de áudio e vídeo das sessões de TTDii mostrou que o feedback oral foi benéfico, pois ofereceu oportunidades para que os parceiros esclarecessem dúvidas relativas à correção por escrito, obtivessem explicações gramaticais e culturais da língua portuguesa, entre outras vantagens que são apresentadas neste estudo.
ISSN
1984-4018
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Bragagnollo, Rubia Mara
Data
18 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5694 | 10.30612/raido.v11i27.5694
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Raído
Fonte
Raído; v. 11, n. 27 (2017); 370-392 | 1984-4018
Assuntos
Collaborative writing; oral corrective feedback; Institutional-Integrated Teletandem. | Linguística; Linguística Aplicada; ensino e aprendizagem de línguas. | Ensino e aprendizagem de línguas. Escrita na universidade. Feedback corretivo oral.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion