-
PEQUENOS BRINCANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA E AS CULTURAS POPULARES BRASILEIRAS||LITTLE CHILDREN OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AN ENCOUNTER BETWEEN DANCE AND POPULAR BRAZILIAN CULTURES
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente texto apresenta uma investigação que almejou elaborar, aplicar e refletir sobre uma proposta de intervenção em dança com as crianças goianienses, trazendo em seu cerne, a complexa trama de saberes das culturas populares brasileiras: o lúdico, o conto, a música, o ritmo, o movimento e a dramatização; tendo como principal inspiração, os parques infantis de Mário de Andrade. Para a construção da proposta elencamos, a partir dos estudos vinculados à área temática da pesquisa, três eixos de ação: Fundamentos brincantes, Elementos da dança e Estratégias de abordagem. Com isso, por meio de uma pesquisa-ação, ofertamos 12 encontros, uma vez por semana, ao longo de 4 meses, para duas turmas de crianças com 4 anos de idade, matriculadas em um Centro de Educação Infantil conveniado à prefeitura de Goiânia (GO). Todo o processo foi registrado em um diário de campo e dialogado com a teoria elencada. Assim, entre gatos, cachorros, caranguejos, sapos, jacarés coiós, Cacuriás, Cirandas, Jongos, Bumba meu Boi, Capoeira, Catira, cantigas, cordéis, brincadeiras, jogos, brinquedos, adivinhas, palmas, adoletas, mapas do Brasil, vídeos, dobraduras, pinturas, entramos na roda e exploramos palavras, sons, expressões e gestos de modo mágico, metafórico e lúdico. As crianças dançaram e foi possível desenvolver vivências em dança tendo os saberes populares como eixo condutor. Um percurso que nos possibilitou converter-nos em parceiras privilegiadas de novas e infinitas aventuras poéticas com as crianças. Palavras-chaveDança e Educação Infantil. Educação da Infância. Práticas Educativas. Saberes Tradicionais.||This text presents an investigation that aimed to elaborate, apply and reflect on a proposal of intervention in dance with children from Goiás, bringing in its core, the complex web of knowledge of Brazilian popular cultures: the playful, the short story, the music, the rhythm, movement and dramatization; having as main inspiration, the playgrounds of Mário de Andrade. For the construction of the proposal, we list, from the studies linked to the thematic area of the research, three axes of action: Playful fundamentals, Elements of dance and Approach strategies. With this, through an action research, we offer 12 meetings, once a week, over 4 months, for two classes with 4 years old children, enrolled in a Child Education Center associated with the city of Goiânia (GO). The entire process was recorded in a field diary and dialogued with the listed theory. So, among cats, dogs, crabs, frogs, alligators coyós, Cacuriás, Cirandas, Jongos, Bumba meu Boi, Capoeira, Catira, songs, twine, games, games, toys, riddles, palms, teenagers, maps of Brazil, videos, folding, painting, we enter the circle and explore words, sounds, expressions and gestures in a magical, metaphorical and playful way. The children danced and it was possible to develop experiences in dance with popular knowledge as the guiding principle. A journey that enabled us to become privileged partners in new and infinite poetic adventures with children. KeywordsDance and Early Childhood. Childhood Education. Educational Practices. Traditional Knowledge.
ISSN
1519-275X
Periódico
Autor
Almeida, Fernanda de Souza | de Sá, Andreza Lucena Minervino
Data
31 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/110186 | 10.22456/2236-3254.110186
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Fernanda de Souza Almeida, Andreza Lucena Minervino de Sá
Fonte
Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 51-61 | Revista Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 51-61 | Revista Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 51-61 | 2236-3254 | 1519-275X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares