-
Perto de casa, longe da avenida: representação poética das escolas nos sambas de meio-de-ano
- Voltar
Metadados
Descrição
The history of samba schools has been frequently written in associationwith carnival events and matters, focusing, for instance, on institutional organization of parades or on samba-enredo poetics. I would like to propose a different approach: in order to get a more intimate perception about these associations, one may inquire which meanings and feelings they evoke for their own artists and communities, when considered off and beyond the monumental scene of carnival competitions. The main corpus of this research is composed by a hundred of sambas-de-meio-de-ano (those that are not performed in carnival parades) speaking about the two most traditional samba schools: Portela and Mangueira. In comparative perspective, I try to identify metaphoric and symbolic nets, features and motives that constitute the self-image of schools and their communities. What analysis may bring to the light, then, is not a triumphant face displayed to public on the avenue or TV screen, but a familiar look shaped by communitarian psychosocial signs and revealed through the poetic-musical discourse of samba.||A história das escolas de samba tem sido escrita geralmente com referência ao carnaval, investigando a organização institucional das agremiações, os desfiles e sua preparação, a poética dos sambas-enredo. Em outra via de abordagem, proponho investigar uma face mais íntima dessas entidades, buscando os sentidos que elas assumem para os respectivos artistas e comunidades fora do âmbito competitivo e monumental do carnaval. O corpus principal consiste numa centena de sambas de meio-de-ano que tematizam central ou lateralmente as duas escolas portadoras da mais antiga tradição: Portela e Mangueira. Procuro identificar comparativamente as redes metafóricas e simbólicas, os modos e motivos discursivos que constroem a auto-imagem das escolas e das comunidades nelas incorporadas. O que a análise ilumina então não é a face triunfalista oferecida ao público na avenida e na televisão, mas uma fisionomia familiar estruturada por signos de coesão psicosocial da comunidade e projetada no espelho poético-musical do samba.
ISSN
1807-5002
Periódico
Autor
Matos, Cláudia Neiva de
Data
1 de janeiro de 2011
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2011n11p11 | 10.5007/2176-8552.2011n11p11
Idioma
Fonte
outra travessia; n. 11 (2011): Literatura e música; 11-24 | 2176-8552 | 1807-5002
Assuntos
Samba schools | Magueira | Portela | Escolas de samba | Mangueira | Portela
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion