-
Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática. Um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne||Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática. Um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne
- Voltar
Metadados
Descrição
In several academic institutions raises the question of a opening on the research in master [master] and Ph.D. [doctorate] to other approaches besides the PhD’s or doctorate’s classic scientific devices. What is concerned, therefore, are the professional doctorates and those based in practice. An early example in this field was developed in the UK with practice based PhD in creative and performing arts and design [Practice-based doctorates in the Creative and Performing Arts and Design]. After this experience, the question of the nature of these doctorates, which could eventually no longer require the preparation of a written thesis to support the invented or created artifact, draws worldwide attention. This article will address these issues based on a critical approach of the doctoral system implemented at the Sorbonne since the 1970s. From the candidates’ history and the history of institutions, I will inquire the scientific and artistic devices implemented and the limitations and problems emerged. The first section is devoted to the student’s processes of axiological conditioning. The second, to their practices’s process of artification; the third is devoted to the discussion of the epistemological problems of research in art confronted with the scientific research and the problems found by doctoral students. Finally, the article discusses the tools and methods brought by the humanities and social sciences.||Em várias instituições acadêmicas coloca-se a questão de abrir a pesquisa em mestrado e doutorado a outras abordagens, além dos dispositivos científicos clássicos do PhD ou do doutorado de especialidade. O que está em pauta, portanto, são os doutorados profissionais e aqueles baseados na prática. Um dos primeiros exemplos nesse campo foi desenvolvido no Reino Unido, com os doutorados baseados na prática em artes criativas e cênicas e em design [Practice-based Doctorates in the Creative and Performing Arts and Design]. Após essa experiência, pelo mundo todo pergunta-se sobre a natureza desses doutorados, que poderiam eventualmente não mais necessitar da elaboração de uma tese redigida para acompanhar o artefato inventado ou criado. Neste artigo, tratarei essas questões com base em uma abordagem crítica do sistema doutoral posto em prática na Sorbonne desde os anos 1970. A partir da história dos candidatos e da história das instituições, questionarei os dispositivos científicos e artísticos implantados e as limitações e problemas gerados. A primeira parte deste artigo é dedicada aos processos de condicionamento axiológico dos estudantes. A segunda parte, ao processo de artificação de suas práticas; e a terceira, ao debate sobre os problemas epistemológicos da pesquisa em arte, confrontada com a pesquisa científica e com os problemas encontrados pelos doutorandos. Ao final, são abordados os instrumentos e métodos trazidos pelas ciências humanas e sociais.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Darras, Bernard
Data
14 de novembro de 2012
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64427 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64427
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2012 Bernard Darras
Fonte
ARS; Vol. 10 No. 20 (2012); 104-123 | ARS (São Paulo); v. 10 n. 20 (2012); 104-123 | ARS; Vol. 10 Núm. 20 (2012); 104-123 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
artes visuais | artes plásticas | doutorado | escritos de artistas | metaprática | métodos | pesquisa | ciências | visual arts | fine arts | doctorate | artists’ writings | meta-practice methods | research | science
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion