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PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL||HISTORIA DE LA EDUCACIÓN INVESTIGACIÓN PUBLICADA POR LAS REVISTAS DEL NORTE Y NORESTE DE BRASIL||EDUCATION HISTORY RESEARCH PUBLISHED BY NORTHERN AND NORTHEAST BRAZIL JOURNALS
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Metadados
Descrição
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a produção veiculada pelas revistas Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação e Exitus, referente ao ano de 2019, para identificar as principais categorias temáticas que perpassam os estudos centrados no campo de História da Educação em periódicos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, amparada metodologicamente na análise categórica dos artigos a partir de títulos, palavras-chave e resumos. Identificaram-se, ao total, 41 produtos, que fizeram emergir quatro categorias temáticas: 1. “Legislação e processos educativos”; 2. “Formação docente”; 3. “História do tempo presente", e 4. “Instituições educacionais”. Constatou-se que os artigos veiculados eram majoritariamente qualitativos, do tipo bibliográfico e exploratório ou de análise documental. As discussões apontaram que a literatura veiculada pelas quatro revistas estudadas, no tocante à área de História da Educação, é numerosa e plural, no entanto, centram ênfase na subárea “legislação e processos educativos”.||El objetivo de esta investigación fue analizar la producción publicada por las revistas Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação y Exitus, referidas al año 2019, para identificar las principales categorías temáticas que impregnan los estudios centrados en el campo de la Historia de Educación en revistas del Norte y Noreste de Brasil. Es una investigación cualitativa, metodológicamente respaldada en el análisis categórico de artículos basados en títulos, palabras clave y resúmenes. En total, se identificaron 41 productos, lo que condujo a la aparición de cuatro categorías temáticas: 1. “Legislación y procesos educativos”; 2. "Formación del profesorado"; 3. "Historia de la actualidad", y 4. "Instituciones educativas". Se encontró que los artículos publicados eran en su mayoría cualitativos, de tipo bibliográfico y exploratorio o de análisis documental. Las discusiones señalaron que la literatura publicada por las cuatro revistas estudiadas, con respecto al área de Historia de la Educación, es numerosa y plural, sin embargo, se centran en la subárea "legislación y procesos educativos".||The research goal was to analyze the production published by the journals Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação and Exitus, in the year 2019. Thematic categories of the "History of Education" were identified in journals in the North and Northeast of Brazil. This is a qualitative research, about state-of-the-art. The methodology is based on the categorical analysis of titles, keywords and abstracts. A total of 41 products were identified and four thematic categories were organized: 1. “Legislation and educational processes”; 2. “Teacher training”; 3. “History of the present time", and 4. “Educational institutions”. The discussions pointed that the literature published by the four studied journals, regarding the History of Education area, was numerous and plural. However, they focus on the sub-area “legislation and educational processes”.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Fialho, Lia Machado Fiuza | de Sousa, Francisca Genifer Andrade | Freire, Vitória Chérida Costa
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904 | 10.22481/praxisedu.v16i40.6904
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 382-403 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
História da Educação | Educação & Formação | Práxis Educacional | Tempos e Espaços em Educação | Exitus | Historia de la educación | Educação & Formação | Práxis Educacional | Tempos e Espaços em Educação | Exitus | History of Education | Educação & Formação | Práxis Educacional | Tempos e Espaços em Educação | Exitus
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares