-
Photography inside/out the school: representation, presentation and translation of the youth world. Parcial pictures||Fotografia “dentrofora” da escola: representação, apresentação e tradução do mundo juvenil. Retratos parciais.
- Voltar
Metadados
Descrição
Exploring the images through the photographic act is not only about observing and framing the real in bi-dimensional structures, but it is set as a synthesis of what is observed and the intentions of the observer. In the current conjuncture, considering the photographic register as an impregnated experience in society, if there is a sensation of saturation of the ways of presenting and representing the world, facing the repetition of the act as empting its senses to the subjects that produce and have been registered daily. Connecting the act of photographing and the juvenile life experiences inside and outside the school, it is possible to glimpse the presence and the potency of this records, in the many ways of exposition that the tool and its uses suggest. The objective of this contract will be unveiling through the photographic act aesthetic ways of telling and creating youth.||Explorar as imagens através do ato fotográfico não se trata apenas de observar e enquadrar o real em estruturas bidimensionais, mas se configura como síntese entre o que se está a observar e a intencionalidade do observador. Na conjuntura atual, considerando o registro fotográfico como experiência impregnada na sociedade, tem-se uma sensação de saturação de suas formas de apresentar e representar o mundo, encarando a repetição do ato como esvaziadora de seus sentidos para os sujeitos que produzem e que se veem registrados cotidianamente. Ligando o ato de fotografar às vivências juvenis, “dentrofora” da escola, é possível vislumbrar a presença e a potência desses registros nas várias formas de exposição que a ferramenta e seus usos sugerem. O objetivo desta empreitada será desvelar, através do ato, fotográfico maneiras estéticas de dizer e de criar da juventude.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Santos, Vanessa de Andrade Lira dos
Data
31 de agosto de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/65383 | 10.22456/2357-9854.65383
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/65383/38579 | /*ref*/BARTHES, Roland. Tradução de Júlio C. Guimarães. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. | /*ref*/BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a Estética Fotográfica. Rio de Janeiro: 7 letras, 2000. | /*ref*/DUBOIS, Philippe. Tradução Mariana Apponzeller. O ato fotográfico e outros ensaios. São Paulo: Editora Papirus, 1993 | /*ref*/FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985. | /*ref*/MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum. Introdução à Sociologia Compreensiva. Sulinas, 2007. | /*ref*/MANGUEL, Alberto. O espectador comum: A imagem como narrativa. In: lendo Imagens: uma história de amor é ódio. Tradução: Rubens Figueiredo, Rosana Eichemberg e Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das letras, 2001. pp. 15-34 | /*ref*/OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 19 edição, Petrópolis: Vozes, 2001. | /*ref*/RICHTER, Sandra. Bachelard e a experiência poética como dimensão educativa da arte. Educação, Santa Maria, v.31-n. 02, 2006. pp. 241-254
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 2 (2016): Artes Visuais na Educação Básica | Revista GEARTE; v. 3, n. 2 (2016): Artes Visuais na Educação Básica | 2357-9854
Assuntos
Photography. Youth and school. Collage. | Artes Visuais; Ensino da arte; Educação | Fotografia. Juventude e escola. Colagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion