-
PHYSICS TEACHING BY CELL PHONE||ENSEÑANZA DE FÍSICA POR CELLULAR||ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DO TELEFONE CELULAR
- Voltar
Metadados
Descrição
Currently there is a noticeable presence of the cell phone on the social and educational contexts and also among young people, despite it being the subject of controversial discussions in regards to its insertion in schools. This work has the objective to investigate a pedagogical path, in association to Physics, that considers the use of the cell phone as a strategy of contextualization and interdisciplinarity of scientific, technological, social and environmental knowledge (STSE). The context that will be reported involves a research stemming from an educational sequence that has as the main subject the use of the cell phone, and involves texts, videos, proposed hands-on activities and the use of hypermedia and exercises. The results suggest that the use of the cell phone, under a STSE approach, made students expand their comprehension of the knowledge of Physics and indicates factors that justify its use on the school environment.||Actualmente, la presencia del teléfono celular en el contexto social, educativo y también en manos de los jóvenes es notoria, a pesar del hecho de que es objeto de debates controvertidos con respecto a su inserción en la escuela. Este trabajo tiene como objetivo investigar un camino pedagógico, asociado con la disciplina de la física, considerando el uso del teléfono celular como una estrategia de contextualización e interdisciplinariedad para el conocimiento científico, tecnológico, social y ambiental (CTSA). El contexto a informar implica la investigación llevada a cabo a partir de las actividades de una secuencia didáctica que tiene el uso de los teléfonos celulares como su tema principal, e involucra textos, videos, propuestas de actividades prácticas, uso de hipermedia y ejercicios. Los resultados sugieren que el uso del teléfono celular, bajo un enfoque CTSA, hizo que los estudiantes ampliaran su comprensión del conocimiento de la Física e indican factores que justifican las posibilidades de su uso en el entorno escolar.||Atualmente é notório a presença do telefone celular no contexto social, educacional e também em poder dos jovens, apesar dele ser objeto de discussões controversas em relação a sua inserção na escola. Este trabalho tem por objetivo investigar um caminho pedagógico, associado a disciplina de física, considerando o uso do telefone celular como estratégia de contextualização e interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais (CTSA). O contexto a ser relatado envolve uma pesquisa realizada a partir das atividades de uma sequência didática que possui como temática principal o uso do celular, e envolve textos, vídeos, propostas de atividades práticas, uso de hipermídias e exercícios. Os resultados apontam que o uso do telefone celular, em uma abordagem CTSA, fez que os estudantes ampliassem o entendimento dos conhecimentos da Física e indicam fatores que justificam a possibilidades de seu uso no ambiente escolar.
ISSN
2237-8707
Autor
Antônio Neto | Santos, A. B., Adevailton Bernardo dos Santos
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/52928 | 10.4025/tpe.v23i3.52928
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 96-114 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Teaching and learning | Teaching practices | STSE | enseñanza y aprendizaje | Prácticas docentes | CTSA | Ensino e aprendizagem | Prática de ensino | CTSA
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | text | texto | Texto