Descrição
O presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas por bolsistas de iniciação à docência do PIBID-Letras/UFBA na Escola Municipal Alfredo Amorim, a partir de reflexões acerca dos desafios intra e extraclasse encontrados durante o processo de desenvolvimento dos trabalhos e da exploração de possibilidades para superação destes, ao passo em que os bolsistas adquirem uma visão crítica do cenário em que se encontra a educação pública brasileira e passam a se perceberem como agentes no seu processo de aprendizagem. Para tanto, o livro “A produtividade da escola improdutiva” (FRIGOTTO, 2008) é utilizado como base para reflexão acerca do sucateamento intencional da educação pública e, em consonância com o recorte teórico-metodológico do programa PIBID-UFBA, adota-se neste trabalho uma abordagem interacionista e sociodiscursiva da linguagem (BAKHTIN, 1992), bem como a perspectiva de ensino de língua portuguesa por meio de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; ROJO, 2012). Conclui-se que a melhoria no sistema de ensino público está diretamente relacionada ao reposicionamento dos atores sociais envolvidos - que, crítica e coletivamente, devem atuar ante às práticas educacionais e currículos vigentes - e se ressalta a importância de programas de formação inicial como o PIBID para a valorização da atividade docente e formação de profissionais capazes de pensar a educação, sobretudo a pública, por um viés emancipatório, transformador e dotado de diversidade e representatividade dos grupos socioculturalmente marginalizados.