Descrição
O presente artigo, de uma forma geral, procura mostrar a produtividade da leitura de textos clássicos para auxiliar-nos na elaboração dos projetos político-pedagógicos na contemporaneidade. Para tanto, partindo da relação intrínseca entre Filosofia, Política e Educação, considerando que tal relação está paradigmaticamente explicitada na Filosofia de Platão, mormente na sua República, busca-se especificamente no referido texto do Filósofo da Academia, através de uma leitura calcada na Hermenêutica, mormente aquela desenvolvida por Paul Ricoeur, a produtividade interpretativa adequada para pensarmos as questões contemporâneas relativas às Políticas Pedagógicas em nossa sociedade. O que nos levará, como poderá ser visto, a concepções distintas do papel da educação, tais como: a formação integral do homem e a preparação técnica para o trabalho; temas efetivamente contemporâneos. Para cumprirmos tal intento, teremos a colaboração de diversos autores, destacando-se Dermeval Saviani, Jayme Paviani, Samuel Scolnicov, Werner Jaeger, dentre outros.